A Ur-Alagoas/ABECS, em encontro no dia tal, aprova nota de repúdio à Reforma do Ensino Médio e à BNCC proposta pelo governo Temer

No dia 03 de agosto de 2018, a Ur-Alagoas/ABECS realizou sua reunião ordinária, na qual contou com palestra sobre as especificidades do ensino de Sociologia escolar, proferida pelo professor Dr. Cristiano das Neves Bodart.
Na ocasião, por unanimidade, foi aprovada nota de repúdio a proposta da BNCC e em desfavor da reforma do Ensino Médio em curso no país. Produzimos aqui a nota emitida:
NOTA PÚBLICA da Unidade Regional de Alagoas/ABECS
Professores de Sociologia e estudantes de Ciências Sociais, integrantes da Unidade Regional de Alagoas (UR-Alagoas/ABECS), organização coletiva vinculada à Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS), após debate ocorrido no dia 04 de agosto de 2018, vêm a público manifestar sua contrariedade à proposta da BNCC quanto a sua forma e conteúdo. Quanto ao conteúdo, a contrariedade da UR-Alagoas/ABECS dar-se pela BNCC proposta ignorar os avanços já conquistados e presentes em documentos anteriores publicados, fruto de amplo debate. A UR-Alagoas/ABECS reconhece as propostas como retrocessos que acarretarão prejuízos à educação e maior precarização do trabalho docente. Quanto a sua forma, repudia-se a maneira aligeirada que vem sendo tratada a elaboração de um documento tão importante, ignorando diversas manifestações de entidades científicas que evidenciam os riscos à qualidade do ensino público e ao processo de inclusão social até então em curso. Dentre as instituições que emitiram parecer desfavorável ignoradas pelo governo de Michel Temer estão: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), a Associação Brasileira de Antropologia (ABA), a Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS), a Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS), Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) e Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED).
UR-Alagoas/ABECS reafirma sua posição contrária à proposta da BNCC apresentada pelo governo Temer e manifesta seu desfavor quanto a Lei da Reforma do Ensino Médio – nº. 13415/2017. Defendemos sua revogação e retomada do debate democrático em prol de uma educação mais inclusiva, de maior qualidade e pública.
Reiteramos a nota conjunta emitida pelo Comitê do Ensino Médio da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), pela Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS), pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS), em 17 de julho de 2018, reivindicando a revogação da Reforma do Ensino Médio e da BNCC proposta pelo governo Temer. A posição da UR-Alagoas/ABECS é em defesa da qualidade da educação brasileira e, em particular, pelo fortalecimento da Sociologia no Ensino Básico.
Maceió, 04 de agosto de 2018
UR-Alagoas/ABECS
Cristiano das Neves Bodart
Coordenador da UR-Alagoas/ABECS