ABECS abre diálogo com conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul sobre a Sociologia no Ensino Médio

ABECS abre diálogo com conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul sobre a Sociologia no Ensino Médio

Na tarde do dia 23 de maio de 2017, ocorreu reunião com o presidente do Conselho Estadual de Educação (CEEd/RS) do Rio Grande do Sul, Domingos Antônio Buffon, para tratarmos da valorização e desenvolvimento da disciplina de Sociologia no Ensino Médio no estado do Rio Grande do Sul.

A ABECS esteve representada pelo seu presidente, Prof. Thiago Ingrassia Pereira e pelo Tesoureiro, Prof. Leandro Raizer. Também estiveram presentes à reunião com a presidência do CEEd/RS o Prof. Mauro Meirelles, um dos editores da Revista CABECS (Cadernos da ABECS) e o estudante de Ciências Sociais da UFRGS, Chrystian Ferreira.

Durante a reunião, destacou-se as posições do CEEd/RS a partir da Lei n. 13.415/2017, orientando a continuidade da oferta curricular de disciplinas como Sociologia e Filosofia. Aliás, o CEEd/RS desde 2017 tem orientado as escolas de ensino médio do Rio Grande do Sul a ofertar as disciplinas de Sociologia e Filosofia nas três séries do Ensino Médio.

Foi encaminhada a participação da ABECS nas discussões sobre o ensino médio promovidas pelo CEEd/RS, assim como o apoio a projetos de formação continuada de professores por intermédio de ações junto à UFRGS e UFFS, ABECS e SBS. Além disso, apresentamos ao CEEd/RS (Site) parte da produção recente de livros sobre ensino de sociologia no Rio Grande do Sul produzidos a partir de pesquisadores e docentes ligados ao Laboratório Virtual e Interativo de Ensino de Ciências Sociais (LAVIECS) da UFRGS (Site), editados pela Cirkula de Porto Alegre (Site).

A ABECS começa pelo Rio Grande do Sul uma série de reuniões com as Secretarias Estaduais de Educação para tratarmos de apoio à valorização e desenvolvimento da Sociologia no Ensino Médio.

Em cenário ainda incerto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio, é importante realizarmos ações políticas que busquem mostrar a importância da manutenção do espaço curricular obrigatório da Sociologia.

No Rio Grande do Sul, a ABECS já havia se reunido com a Prefeitura Municipal de São Leopoldo para tratar da Sociologia no Ensino Fundamental (Ver AQUI). São ações firmes em defesa da Sociologia na Educação Básica, objetivo fundante de nossa entidade. 

Documentos que deram base à reunião:

Ofício 003/2017 – Rio de Janeiro, 23 de maio de 2017. Ao Presidente do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, Domingos Antônio Buffon. Assunto: Apoio à valorização e desenvolvimento da disciplina de Sociologia na Rede Estadual (Arquivo AQUI)

RESOLUÇÃO No 291, de 11 de abril de 2007. Dispõe sobre a inclusão obrigatória de Filosofia e Sociologia no currículo do Ensino Médio, no início do ano letivo de 2008, nas instituições de ensino que integram o Sistema Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul. (Arquivo AQUI)

COMISSÃO DE ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO SUPERIOR Parecer no 322/2007 – Manifesta-se sobre a inclusão obrigatória de Filosofia e Sociologia no currículo do ensino médio, a partir do início do ano letivo de 2008, no Sistema Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul. (Arquivo AQUI)

Parecer no 622/2008 – COMISSÃO DE ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO SUPERIOR. Responde consulta sobre a implantação gradativa de Filosofia e Sociologia em todos os anos do currículo do ensino médio nas instituições de ensino integrantes do Sistema Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul. (Arquivo AQUI)

Parecer no 02/2017 – COMISSÃO DE ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO SUPERIOR. Orienta o Sistema Estadual de Ensino quanto à aplicação da Lei federal no 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, nos termos deste Parecer. Dá outras providências. (Arquivo AQUI)

 

Leave a response comment1 Response
  1. Maira
    Março 11, 19:05 Maira

    Agradecemos a publicação e aguardamos [email protected] companheiros dia 24 de março as 16h no SESC 24 de maio.

    reply Reply this comment
mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: