ABECS marca presença no 1º Seminário de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Entre os dias 26, 27 e 28 de setembro de 2018 na cidade de Vitória da Conquista (Bahia) foi realizado o 1º Seminário de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) intitulado O Lugar das Ciências Sociais e da Educação no Brasil.
Na ocasião do evento, a ABECS esteve representada pelo Prof.º Dr.º Bruno Durães, membro da Direção Nacional da ABECS e professor de Sociologia da UFRB. O professor participou da mesa de encerramento “O mercado de trabalho para o licenciado em Ciências Sociais” em parceria com o professor José Ricardo Marques dos Santos, vice-coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UESB.
O professor Bruno apresentou a seguinte palestra: “A ABECS e a singularidade do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFRB”. O professor discorreu sobre a importância da Abecs como entidade de organização acadêmica/profissional da área de Ensino em Ciências Sociais e suas principais ações (como ofícios para retificar editais de concursos na área e nota pública contra a reforma do Ensino Médio, a BNCC e pela defesa de Sociologia na Escola), bem como apresentou as singularidades do curso de Ciências Sociais da UFRB, que tem por base formar um professor-pesquisador, com 04 modalidades de TCC de curso, e com 05 disciplinas de Laboratório temático de pesquisa e extensão no currículo, dentre outros elementos. Além disso, o professor trouxe dados atuais da quantidade de professores x área de formação em Ciências Sociais no Ensino Médio no Brasil e na Bahia (dados do INEP/Censo Escolar), revelando que existe hoje na Bahia menos de 5% de professores/as de Sociologia nas Escolas (públicas e privadas) em atuação formados na área, evidenciando a defasagem de profissionais formados na área e de como isso representa um campo de atuação em potencial. No caso do Recôncavo, há menos de 10 professores/as formados/as nas Escolas. Por fim, o professor destacou ainda que, mesmo com a (des)reforma do Ensino Médio, a Sociologia está viva na Escola e vai depender da nossa organização e defesa do campo, pois a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ainda não foi definida e temos como papel fortalecer o apoio ao Conselho Estadual de Educação de cada Estado da Federação pela manutenção da Sociologia como disciplina.
Foi ressaltado que a Sociologia cumpre um papel reflexivo e crítico no ambiente escolar, possibilitando reflexões que não se contentem com o que está posto (naturalizado) e nem com a aparência dos fenômenos ou das coisas. O professor sintetizou dizendo que a máxima da Sociologia deve ser indagar, indagar e indagar. O evento foi organizado pelo Centro Acadêmico de Ciências Sociais da UESB. O ponto central do seminário foi tratar da luta histórica pela permanência da disciplina nos currículos do ensino médio, bem como abordar o lugar desses saberes críticos na atual educação brasileira. Cabe ressaltar que o evento foi para além do debate educacional, alcançando temas centrais das Ciências Sociais e do contexto territorial da Bahia.
O evento teve por objetivo promover discussões sobre o ensino de sociologia e suas nuances (limites e possibilidades dos cursos de Licenciatura em Ciências Sociais) e também foi abordado a questão da evasão nos cursos de Ciências Sociais. Por fim, o evento proporcionou momentos de troca de experiências com temáticas fundamentais para as Ciências Sociais, como gênero e sexualidades, relações étnico-raciais, religiosidade, política, classe social, desenvolvimento, movimentos sociais, desigualdade, métodos e técnicas de pesquisa, entre outras.