Regional da ABECS/Bahia se reune com chefe do gabinete do Secretário da Educação do Estado da Bahia para discutir carga-horária das disciplinas de Sociologia e Filosofia no Ensino Médio

Por Regional ABECS-Bahia
Ocorreu dia 17 de dezembro de 2019, terça-feira, uma Reunião da ABECS (representada por Profª Jeovane Marusia, rede estadual da Bahia, Profº Fabiano Brito, sociologia/IFBA, Prof° Bruno Durães, sociologia/UFRB) em conjunto com o Sindicato dos Sociólogos do Estado da Bahia (a socióloga Carmen Cunha), com o Vice-Coordenador do Curso de Filosofia da UFBA (Prof. Vinicius Santos), com Jeferson Nicácio (do Centro Acadêmico de Filosofia da UFBA) e a Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Estiveram presentes representando a secretaria: O Chefe de Gabinete do Secretário da Educação do Estado da Bahia (Prof Paulo Cézar Lisboa Cerqueira, Sociólogo), diretores/superintendentes e representantes da Área de Ensino Médio e da Superintendência de Política da Educação Básica da Bahia (Manuelita Falcão Brito, Jurema Brito, Renata Souza e Prof. Marcius de Almeida Gomes/UNEB) e prof. Nildo Pitombo.
A pauta da reunião
Discutir a carga horária de Sociologia e da Filosofia no Novo Ensino Médio da Bahia.
Abordamos os seguintes itens:
1- Informamos que nem a reforma do Ensino Médio de 2017 e nem a BNCC do Ensino Médio de 2019 reduziram ou excluíram Sociologia e Filosofia (usaram como argumento duas vezes que o corte é federal, mas contestamos essa informação equivocada); essas disciplinas ficaram no currículo após campanha nacional que foi feita em 2017 pela Abecs/Anpof/SBS etc., com um abaixo-assinado com cerca de 10 mil assinaturas e que se vão reduzir agora é por decisão unilateral do Estado da Bahia;
2- É notório que Sociologia e Filosofia são áreas consolidadas no Brasil (com programas de pós-graduação, publicações, produção acadêmica, produção de material didático etc.) e que temos na Bahia cursos de licenciatura públicos, sendo 07 de Ciências Sociais e 06 de Filosofia. Portanto, se esse CORTE do Governo vingar, esses cursos ficarão em risco de permanência, pois vão fechar postos de trabalho, pois haverá menos concursos;
3- São disciplinas fundamentais para formação humanística, crítica e cidadã;
4- São disciplinas perseguidas historicamente e que entram e saem do currículo a depender do tipo de Governo (se conservador ou progressista);
5- Temos problemas de professor não formado adequadamente na área na Bahia, por isso defendemos a necessidade do Estado sanar esse problema com mais concursos;
6- Se no plano federal temos retrocessos brutais e diversos, que no nível Estadual fosse mantido o avanço em manter disciplinas reflexivas na Educação.
Questionamos na reunião – os pontos
1- Qual o motivo dessa redução de 60% da carga de sociologia (maior redução dentre todas as disciplinas) e quase 50% de filosofia? Quais Critérios?;
2- O governo citou Paulo Freire, Demerval Saviani e Anísio Teixeira nos documentos do novo currículo, mas estão propondo uma Educação sem o pensamento crítico na Escola, como essa contradição é possível?
3- A Bahia não quer ser referência e manter essas disciplinas em defesa de uma educação transformadora?
Por fim, defendemos a manutenção da carga horária atual de sociologia e filosofia no eixo comum (5 horas para cada disciplina e não 2 horas como estão propondo de forma vergonhosa e repugnante).
Nossa proposta foi baseada, sobretudo, nos seguintes pontos gerais:
1. São as únicas disciplinas que não estão no ensino fundamental;
2. Lidam com temas atuais e relevantes para vestibular, Enem e redação;
3. Concebem uma formação crítica sobre a Sociedade e o mundo;
4. Lidam com temas fundamentais da sociedade (raça, gênero, classe, cultura, política, diversidade, trabalho etc.).
A reunião durou aproximadamente 2 horas, entregamos uma proposta e ficaram de responder em um dia. Ademais, cabe registrar que tivemos momentos tensos na reunião e conflituosos (beirando desrespeito), o que não condiz com o “lugar” ocupado por pessoas que estão na Gestão de uma Secretaria de Educação. Essa, certamente, não é a forma adequada de receber educadores/as e entidades sociais.
Breve balanço
Registros fotográficos
O relatório precisa de compleento. Exemplo: as cinco horas são semanais? Quem nõao conhece a realidade da Bahia não compreende. Agora, a tetativa de menosprezas essas disciplinas nos novos formatos de administração, baseados no conceito de gestão é imoral. Aqui no Paraná, o Governo sancionou 2 horas semanais, a SEED disponibilizou uma série de recursos, contudo os professores continuaram utilizando de forma aleatória e simplista notícias de jornais e xerox de livro, em sua maioria sem conexao com a realidade vivida pelos alunos.