Alfenas-MG aprova Lei de obrigatoriedade das disciplinas de Sociologia e Filosofia, com Olimpíada, no Ensino Fundamental.

Alfenas-MG aprova Lei de obrigatoriedade das disciplinas de Sociologia e Filosofia, com Olimpíada, no Ensino Fundamental.

Nesta segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022, a Câmara Municipal de Alfenas, aprovou a Lei que institui a obrigatoriedade das disciplinas de Sociologia e Filosofia no Ensino Fundamental, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Lei cria também a Olimpíada Municipal de Sociologia e Filosofia.

A primeira versão do projeto foi redigida pelo professor Elias Evangelista Gomes da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Segundo Elias, “escrevi o projeto com os objetivos de fortalecer a formação cidadã, cultural e intelectual no Ensino Fundamental, a formação docente, a ampliação do campo profissional e o diálogo com as outras áreas do conhecimento”.

O projeto de Lei foi aprovado por unanimidade das vereadoras e dos vereadores, nos dois turnos.

Para o professor, “o ideal seria uma lei nacional, mas, por ora, juntos, Câmara Municipal, Prefeitura e Universidade, fizemos um ato histórico em Minas Gerais e, ao lado de outros municípios que adotam nossas disciplinas, passamos a ser um exemplo para outras cidades e estados do país”.

Alfenas será a primeira cidade brasileira a ter uma Lei que cria a Olimpíada Municipal de Sociologia e Filosofia.

Para a vereadora Tani Rose (PT), que indicou a proposta para o executivo apresentar à Câmara Municipal, “as disciplinas e a Olimpíada contribuirão para o conhecimento da realidade social, o desenvolvimento do pensamento democrático das nossas crianças e dos nossos jovens e adultos”.

A ausência do ensino de Sociologia e Filosofia na maior parte do Ensino Fundamental brasileiro é um importante desafio a ser superado. Mudar isso é uma luta necessária na defesa da qualidade da Educação Básica. Alfenas está de parabéns!

_______________________________

Quem são:

* Elias Evangelista Gomes é sociólogo e professor do curso de Ciências Sociais da UNIFAL-MG e compõe a coordenação regional da ABECS-Minas Gerais.

* Tani Rose (PT) é professora da Educação Básica. Foi secretária de educação da Prefeitura Municipal de Alfenas e está no segundo mandato como vereadora.


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /www/wwwroot/abecs.com.br/wp-content/themes/composs/includes/single/post-tags.php on line 10
comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: