Cadernos da ABECS lança nova edição [v.3,n.2, 2019]

Cadernos da ABECS lança nova edição [v.3,n.2, 2019]

Os cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (CABECS) lançou o volume 3, número 2, de jul./dez. de 2019. 

 

Editorial

A Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS), dando continuidade em sua atuação no fomento e publicização de pesquisas sobre o ensino das Ciências Sociais, lança mais uma edição (v.3, n.2) dos Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (CABECS).

A CABECS é um periódico especializado no ensino de Ciências Sociais (Antropologia, Sociologia e Ciência Política) em todos os níveis. A revista publica trabalhos nos seguintes temas: história do ensino de Ciências Sociais e de seus cursos; a prática de ensino de Ciências Sociais e a formação de professores de Ciências Sociais; as Ciências Sociais no ambiente escolar; legislação, conteúdos e currículos de Ciências Sociais; recursos e materiais didáticos no ensino de Ciências Sociais (inovações metodológicas) e; estudos comparados em experiências internacionais no campo do ensino de Ciências Sociais.

A presente edição traz uma (01) apresentação, um (01) relato de experiência docente, quatro (03) artigos, uma (01) resenha e uma (01) entrevista. Na apresentação são esboçadas a propostas de cada um dos textos.

Reiteramos que a CABECS propõe ser um espaço de colaboração ao fomento de debates em torno do ensino das Ciências Sociais, um dos objetivos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. Estamos convictos que o aprimoramento da prática docente depende dos avanços científicos na área, bem como do seu reconhecimento no interior da comunidade científica. Por outro lado, o interesse dos pesquisadores pelo tema está atrelado à presença do ensino das Ciências Sociais nas escolas e nas universidades.

Assim, convidamos professores(as), pesquisadores(as) e alunos(as) à leitura desta edição.

 

 Dr. Cristiano das Neves Bodart (Ufal)

Editor chefe da CABECS

Vice-Presidente da ABECS

Sumário

Apresentação
Lígia Wilhelms Eras
Relato de Experiência
José Luciano Martins da Silva
Artigos
Joana da Costa Macedo

 

Elizandra Cristina Rodrigues da Silva, Cristiano das Neves Bodart

 

Elias Evangelista Gomes

Resenha

Beatriz Melchioretto Claudino dos Santos

Entrevista

Josefa Alexandrina Silva

Versão Completa

 

 

Os parecerias da edição:

Alecrides Jahne Raquel Castelo Branco de Senna, Centro Brasileiro de Estudos Levinasianos (CEBEL);
Alexandre Bortolini, Universidade de São Paulo (USP);
Ana Luísa Rodrigues, Universidade de Lisboa (Ulisboa);
Camila Camargo Ferreira, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD);
Cristiano das Neves Bodart, Universidade Federal de Alagoas (UFAL);
Fernanda Feijó, Universidade Federal de Alagoas (UFAL);
Gustavo Cravo de Azevedo, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio);
Joana da Costa Macedo, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC);
Marcus Bernardes, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
Ricardo Cesar Costa, Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ);
Thiago de Jesus Esteves, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ); Thiago Fidelis, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA);
Thiago Ingrassia Pereira, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: