Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais lança nova edição (v.2, n.1 |2018)

Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais lança nova edição (v.2, n.1 |2018)
Os Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (CABECS) lança mais uma edição (v.2, n.1) no intuito de colaborar com a produção científica em torno do ensino de Ciências Sociais no Brasil, materializando-se como um espaço privilegiado que já agrega pesquisadores de todo o país em um esforço de publicizar as pesquisas produzidas e fomentar o debate acadêmico.
A revista apresenta uma linha editorial clara sobre ensino de Ciências Sociais, ressaltando os seguintes temas: história do ensino de Ciências Sociais e de seus cursos; a prática de ensino de Ciências Sociais e a formação de professores de Ciências Sociais; as Ciências Sociais no ambiente escolar; legislação, conteúdos e currículos de Ciências Sociais; recursos e materiais didáticos no ensino de Ciências Sociais (inovações metodológicas) e; estudos comparados em experiências internacionais no campo do ensino de Ciências Sociais.
Na presente edição se encontrar cinco (05) artigos, dois (02) relatos de experiências docente e uma (01) entrevista, além da apresentação onde o leitor é introduzido aos debates que se desenrolam ao longo deste número que envolveu dezesseis (16) autores e vinte oito (28) pareceristas, além da equipe editorial.
A capa, de produção de Rebeca Melo, reflete a multiplicidade de temas e conceitos caros às Ciências Sociais, os quais são exigidos domínio de compreensão por parte dos que executam a importante tarefa de lecionar; o que torna evidente a necessidade de uma formação intelectual sólida. Nesse sentido, do professor de Ciências Sociais se espera domínio teórico do campo, além de conhecimentos e habilidades pedagógicas. Ao tomar seu próprio fazer docente e o ato de educar, em geral, como objetos de pesquisa está a se posicionar em uma condição privilegiada de constante reflexão e aperfeiçoamento de sua prática. Assim, fomentar a pesquisa em torno do ensino de Ciências Sociais é colaborar para que tenhamos avanços científicos e pedagógicos urgentes, sobretudo em se tratando da Sociologia escolar que retornou recentemente, em 2008, ao currículo nacional de Ensino Médio como componente obrigatório.
Estamos certos de que a Associação Brasileira de Ensino de Sociologia e todos os envolvidos nesta edição realizam uma importante colaboração ao debate acadêmico ao lançar mais este número.
Dr. Cristiano das Neves Bodart (Ufal), editor chefe
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
A reinvenção cotidiana nossa de cada dia: incursões, ousadias e recriação dos debates no subcampo do Ensino de Sociologia na Educação Básica no Brasil e a arte de ser cientista social-professor
Lígia Wilhelms Eras
.
.
ARTIGOS
Programas de fomento a expansão do Ensino Superior e oferta de cursos de Ciências Sociais no Brasil (1999-2017)
Cristiano das Neves Bodart e Caio dos Santos Tavares
.
O curso de Bacharelado em Ciências Sociais na Universidade Federal Rural de Pernambuco: um estudo sobre sua história, saberes, práticas e sujeitos
Amanda Ramos Alves dos Santos, Damaris de Melo Fonseca Ribeiro, Jéssica Jamille Ferreira da Costa e Júlia Figueredo Benzaquen
.
As representações sociais dos pibidianos da UFPI sobre o ensino de Sociologia nas escolas
Bruna Karine Nelson Mesquita
.
Sociologia no Ensino Médio: uma análise desde a percepção de alunos e alunas de escola pública
Noa Cykman, Carolina Arruda Ferreira, Chari Nobre e Leticia Hummel
.
A Licenciatura em Ciências Sociais e o Ensino de Sociologia no Recôncavo da Bahia: formação e prática através de pesquisa, ensino e extensão
Bruno José Rodrigues Durães
.
RELATO DE EXPERIÊNCIA
.
Apresentando Sociologia para não sociólogos: Perspectivas de ensino em graduações em Porto Velho, Rondônia
Rafael Ademir Oliveira de Andrade
.
Relato de experiência sobre o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de Sociologia da Universidade Estadual do Piauí Campus Parnaíba
Radamés Mesquita Rogério
.
ENTREVISTA
.
“Sou Professora e amo demais a minha profissão”: Entrevista com Tânia Elias Magno da Silva
Thiago Ingrassia Pereira
***
O conselho editorial da CABECS agradece aos parecerias dessa edição pela importante colaboração. Foram eles:
.
Amurabi Oliveira
Ana Francisca Nunes Rosa
Ana Martina Baron Engerroff
Bruna Karine Nelson Mesquita
Caroline Castro
Cristiano das Neves Bodart
Deyse de Fátima do Amarante Brandão
Diego Greinert Oliveira
Dirceu Benincá
Gessika Cecília Carvalho
Gustavo Cravo
Jefferson Virgilio
Jonatha Vasconcelos Santos
Josefa Alexandrina Silva
Lívia Bocalon Pires de Moraes
Luís Fernando da Silva
Marcelo Pinheiro Cigales
Marcelo Sales Galdino
Mariele Troiano
Mario Bispo dos Santos
Nelson Tomazi
Raquel Karpinski
Rodrigo Diego Souza
Sidnei Ferreira de Vares
Thiago de Jesus Esteves
Thiago Ingrassia Pereira
Valci Melo
Acesse a edição em: https://abecs.com.br/revista/index.php/cabecs/issue/view/3