Chamada de Relatos docentes e experiências de ensino-aprendizagem na pandemia

Chamada de Relatos docentes e experiências de ensino-aprendizagem na pandemia

 

Chamada de trabalhos

Projeto coordenado e proposto pela Unidade Regional Bahia 

Versão PDFAQUI

 

JUSTIFICATIVA

A pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) é, sem dúvida, um dos mais importantes eventos do século XXI, se configurando como a maior crise de saúde pública contemporânea. Agravada pela intensa circulação de pessoas e mercadorias, efeito radical da globalização, a COVID-19 entra para história da saúde mundial como uma das epidemias mais velozes em se espalhar pelo mundo.

O isolamento social, além do alto índice de contágio, é um dos efeitos mais dramáticos da doença. Fábricas, empresas, escolas, bares e ruas inteiras ficaram vazios de uma hora para outra. A digitalização das relações sociais se tornou questão de vida ou morte, muito mais que uma mera tendência do mundo moderno.

A educação, uma das instituições sociais mais sensíveis à mudança, foi impactada de forma indelével e, ao visto, permanente. Professores e estudantes se viram, de forma repentina e massiva, separados e longes da sala de aula. A educação a distância não é nova. Desde os cursos por correios até os telecursos e chegando a educação on-line atual. O inovador está na adoção em massa dessa modalidade de ensino-aprendizagem.

Teorias, métodos e técnicas desenvolvidas tendo como base o ensino presencial perderam a validade ou precisam ser urgentemente repensadas e/ou adaptadas ao contexto digital. Professores que viram o quadro de giz ser substituído pela transparência e esta, por sua vez, substituída pelo PowerPoint. As aulas presenciais foram substituídas por encontros on-line, atividades síncronas/assíncronas e videoconferências.

Sem dúvida alguma, o professor e a profissão docente foram as figuras mais tocadas pelo que parece ser o futuro da educação. A adaptação desses profissionais ocorre pari passu as primeiras ondas de mudança.

PROPOSTA

Tomando o cenário atual como singular para compreender os rumos da atividade docente, UR-BAHIA/ABECS convoca todos os professores de Sociologia e demais profissionais das Ciências Sociais que atuem no campo da educação para compartilhar suas experiências e reflexões durante o isolamento social, em contexto de pandemia. Consideramos que espaços de compartilhamento de experiências sejam necessários neste momento.

Serão aceitos textos em três modalidades:

  1. ensaios teórico-conceituais que tematizem criticamente as condições atuais do trabalho docente, as novas tecnologias da informação aplicada a educação e as novas teóricas em ensino-aprendizagem em contextos digitais;
  2. relatos de experiência e/ou autobiográficos que valorizem narrativas pessoais sobre processos de ensino e formação continuada e outros aspectos subjetivos de ser professor durante uma pandemia;rial
  3. escritos híbridos ou ensaio fotográfico com memo.

FINALIDADE

Os relatos serão compartilhados, parcial ou integralmente, nas redes sociais digitais (Facebook e Instagram) da ABECS – Bahia. A seleção, editoração e revisão será de responsabilidade de uma comissão formada com fim específico e composta por profissionais das Ciências Sociais. Não terá fins comerciais.

INSCRIÇÃO E PRAZOS

Podem submeter trabalhos professores de Sociologia, demais profissionais das Ciências Sociais que atuem no campo da educação e estudantes de graduação e pós-graduação das Ciências Sociais.

Será necessário preencher o formulário e anexar o arquivo no formato Docx (word).

Link do formulário: https://forms.gle/pK4TWCVWbswMeiAm7

Serão aceitos relatos em fluxo contínuo até 31 de dezembro de 2020.

 

FORMATAÇÃO DO TEXTO

  • Documento Docx (word);
  • Entre 2 (duas) a 6 (seis) páginas;
  • Fonte New Times Roman;
  • Título em negrito;
  • Nome [email protected] [email protected] com vinculação institucional;
  • Tamanho 12;
  • Espaçamento entre linhas 1,5 cm;
  • Sem espaço entre parágrafos;

COMISSÃO

  • Bruno Mattos (Graduado em Ciências Sociais, especialista em Psicopedagogia)
  • Cleide Magali Santos (Graduada e doutora em Ciências Sociais, professora da Universidade do Estado da Bahia)
  • Diego Ramon (Graduado e doutorando em Ciências Sociais – UFSCar, professor da SEC-Ba)
  • Marco Antônio Martins (Graduado em Ciências Sociais, mestre em Antropologia Histórica, professor da Universidade do Estado da Bahia);
  • Marco Antônio Paranhos (Graduado e doutorando em Ciências Sociais – UFBA);
  • Núbia Ramos (graduada e doutoranda em Ciências Sociais – UFBA, professora da Universidade do Estado da Bahia)
  • Regina Lúcia Bastos Vieira (graduada em Ciências Sociais, mestre em Políticas Sociais e Cidadania, professora da Universidade do Estado da Bahia)

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