Criação da Unidade Regional da ABECS no Maranhão (UR-Maranhão/ABECS)

Maranhão
Dia 11 de julho de 2020, os professores e as professoras de sociologia do Estado do Maranhão se reuniram em Assembleia virtual para criarem a Unidade Regional da ABECS no Maranhão (UR-Maranhão/ABECS). A assembleia contou com 23 participantes que por unanimidade decidiram pela criação da Unidade. Assim, o Maranhão passa a compor as Unidades Regionais da ABECS, sendo a 14ª em 12 Estados.
A coordenação eleita é composta pelos professores Rarielle Rodrigues, Allan Sousa, Willians Rodrigues e Dejamim Pereira que serão responsáveis pelos encaminhamentos e direcionamentos da Unidade Regional do Maranhão.
Durante a assembleia a professora Suellen Bastos afirmou a importância da criação da unidade regional para os professores do Maranhão como fortalecimento da categoria e possibilidade de articulação. O professor Alex Reis também comentou que a Unidade Regional sendo percebida como Estado é importante para possibilitar que professores/as do interior do Estado também sejam representados e a sociologia ganhe força.
O ensino das Ciências Sociais no Maranhão se fortalece com a criação da Unidade Regional da ABECS. “Um passo colaborativo para nós professores/as”, diz Rarielle Rodrigues.
ASSEMBLEIA DE FUNDAÇÃO DA UNIDADE REAGIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DO ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS (ABECS) NO MARANHÃO
Aos dias 11 de julho de 2020 deu-se início a assembleia virtual através do google meet com a participação da coordenação nacional da ABECS as 16 horas. A reunião foi convocada inicialmente por uma comissão de organização composta por Dejamim Ferreira Pereira, Alex Reis, Rarielle Rodrigues, Isabel Lima, Leia Pontes e Marcelo Lima para iniciar as primeiras ações que culminaram com a assembleia. Deram-se início aos trabalhos a professora Rarielle Rodrigues apresentando o objetivo da assembleia, em seguida a professora Fernanda Feijó segunda vice-presidente da ABECS nacional apresentou o histórico da instituição, seu funcionamento e os devidos esclarecimentos a partir dos questionamentos apontados durante a assembleia. Os questionamentos dos professores Allan, Suellen, Willians, Domingos Alex e Dejamim perpassaram sobre a importância e necessidade da fundação da Unidade Regional da ABECS no Maranhão e não em cidades específicas. Thiago Igrassia informou que caso houvesse depois a necessidade de criação de outras Unidades Regionais no Estado não haveria impedimento e comentou sobre Estados que possuem duas unidades. Desse modo, Rarielle perguntou aos presentes se concordariam com a fundação da UR ABECS/MA o que foi decidido por unanimidade entre os participantes. Com a fundação estabelecida, iniciou-se o processo de escolha de seus coordenadores, foram indicados Allan Sousa, Rarielle Rodrigues, Dejamim Pereira, Willians Rodrigues, Domingos Cantanhede e Helciane de Fátima Araújo. Domingos e Helciane declinaram da indicação feita durante a assembleia. Assim, para o processo de votação constitui-se uma coordenação de quatro membros: Rarielle Rodrigues, Allna Sousa, Dejamim Pereira e Willians Rodrigues, a qual foi aceita por unanimidade entre os presentes. O primeiro-vice presidente Cristiano Bodart informou os trâmites e as documentações a serem entregues pela coordenação eleita para consolidação da fundação da Unidade Regional da ABECS/MA. Foi acordado entre os presentes que a gravação da Assembleia seria disponibilizada no canal do youtube do Fórum Maranhense de Sociologia (https://youtu.be/yEdmp8nkZsQ) para torná-la mais pública, todos estiveram de acordo.
Não havendo mais nada a declarar deu-se por encerrada a reunião e eu, Rarielle Rodrigues, lavrei a presente ata.
São luís, 11 de julho de 2020
Presentes:
Alex Reis Barroso
Allan de Andrade Sousa
Andréa Sousa
Bruno Leonardo Barros Ferreira
Cristiano das Neves Bodart
Dejamim Ferreira Pereira
Fernanda Feijó
Helciane de Fátima Abreu Araujo
Inaldo Moraes
Isabel Lima
José Domingos Cantanhede Silva
José Renato Silva Serejo
Marcelo Pereira de Lima
Priscilla Pereira
Rarielle Rodrigues Lima
Thiago Esteves
Shyrleane Gomes da Cunha
Suellen Gardenia Santos Bastos
Thiago Ingrassia Pereira
Vanusa Araujo
Wendson Veras
Willians de Matos Rodrigue
Registros da reunião