Dicas para nortear a escolha do livro didático de Sociologia

Dicas para nortear a escolha do livro didático de Sociologia
A  escolha do livro didático é algo muito importante, isso por afetar diretamente muitos alunos durante toda a vigência do período de uso do livro. Pensando nisso, disponibilizamos aqui algumas recomendações do professor Cristiano Bodart, docente que atua na formação de professores de Sociologia e que vem pesquisando o ensino de Sociologia e um dos editores do Blog Café com Sociologia.
 .
.
.
Por Cristiano Bodart*
Prezad@s professores de Sociologia,
 
A escolha do livro didático é por escola. Não deixe os burocratas de plantão enfiar “goela abaixo” uma escolha do livro por região, área, grupo de escola ou coisa do tipo, sobretudo se a realidade social for diversa. Não deixe a escola perder o protagonismo na PNLD!
 
O protagonismo da escola contribuirá para uma ensino mais próximo da realidade do seu alunos.
 
Deixamos aqui algumas dicas para a escolha do livro:
 
1. Observem se a linguagem e o tamanho dos textos está adequados aos seus alunos;
 
2. Veja se as atividades propostas são realizáveis pelos alunos e se na sua escola há condições de executá-las;
 
3. Veja se o livro contempla um volume considerável de conceitos e teorias básicas da Sociologia de forma contextualizada, indicando suas contribuições contemporâneas;
 
4. Observe se os temas presentes são atuais e significativos para os alunos;
 
5. Veja se a estética da diagramação torna a leitura agradável e atraente;
 
6. Observe a variedade de atividades propostas;
 
7. Note se o livro faz conexões com outras áreas do saber e se essas conexões são possíveis de serem efetivadas, inclusive no desenvolvimento de parceria com outras disciplinas e professores de sua escola;
 
8. Veja se o livro propõe ações para além da sala de aula, sobretudo propostas de ensinar Sociologia também por meio de pesquisas (de vários tipos);
 
9. Note se o livro indica material de aprofundamento dos conteúdos estudados (Filmes, sites, blogs, revistas, livros, etc.);
 
10. Observe as indicações de uso de diferentes recursos didáticos e se os mesmos são acessíveis e de possível uso na sua escola;
 
11. Seja se os conteúdos despertam a curiosidade dos alunos na buscar por mais informações e conhecimento.
.
.
.
–> Lembre-se,
 
1. o livro didático é para o aluno. Portanto deve ser escolhido o melhor para ele e não para o professor;
 
2. não escolha o livro que proporcionaria as aulas dos sonhos de qualquer professor, mas livros com propostas aplicáveis em sua escola.
3. O melhor livro para uma escola não é necessariamente o melhor para a sua. Portanto, perguntar a colegas que vivem outras realidades pode não ajudar muito.
 
* Doutor em Sociologia (USP),  docente formador de professores de Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /www/wwwroot/abecs.com.br/wp-content/themes/composs/includes/single/post-tags.php on line 10
comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu
%d