Divulgada a programa não dos Grupos de Discussões (GDs) do III Congresso Nacional da ABECS

Divulgada a programa não dos Grupos de Discussões (GDs) do III Congresso Nacional da ABECS

III CONGRESSO NACIONAL DA ABECS 

ENCONTRO GAÚCHO DE ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Em defesa da Sociologia na escola

 Local: UFRGS, Faculdade de Educação, Campus central, Porto Alegre (RS)

16 a 17 de novembro

Mais informações do evento AQUI

 

 

Realização: ABECS

Apoio: Laboratório Virtual e Interativo de Ensino de Ciências Sociais (LAVIECS/UFRGS/CNPq) e Departamento de Ensino de Currículo (DEC/FACED/UFRGS)

 

PROGRAMAÇÃO DOS GRUPOS DE DISCUSSÃO (GDs)

 

PROGRAMAÇÃO GD1 – História do ensino de Ciências Sociais

O GD busca reconstruir a história do ensino das Ciências Sociais, com ênfase na educação básica, e nas experiências regionais, com destaque para a análise de tendências, enfoques temáticos, relações institucionais e constituição de legitimidade nos currículos.

Coordenação: Cristiano Bodart (UFAL) e Marcelo Pinheiro Cigales (UFSC)

Título do trabalho: O Contexto do Currículo Oficial de Sociologia do Estado de São Paulo
Autores: João Gilberto Mario Junior (Colégio COC Jaú, SP)

Título do trabalho: “A procura de Cristo”: configurações históricas da sociologia católica no Brasil
Autores: Marcelo Cigales (UFSC)

Título do trabalho: O papel do livro didático na legitimação do ensino de sociologia
Autores: Ana Martina Baron Engerroff (UFSC)

Título do trabalho: HISTÓRIA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO IFC – CÂMPUS CONCÓRDIA -1991 A 2015.
Autores: Liamara Teresinha Fornari (Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia)

Título do trabalho: As pesquisas sobre o Ensino de Sociologia e seu arcabouço teórico: (des)encontros entre P. Bourdieu e N. Elias
Autores: Diego Greinert de Oliveira (UFSC); Ana Martina Baron Engerroff (UFSC)

Título do trabalho: Configurações espaciais dos cursos de formação de professores de Sociologia no Brasil (1934-2017): disputas e implicações Autores: Cristiano das Neves Bodart (Ufal)
Caio dos Santos Tavares (Ufal)

Título do trabalho: O ensino de Antropologia no Sul do Brasil: uma análise dos cadernos de aula do professor Oswaldo Cabral
Autores: Inaê Iabel Barbosa (UFSC) e Amurabi Pereira de Oliveira (UFSC)

Título do trabalho: Contra-Reforma do Ensino Médio e BNCC: a formação dos itinerários formativos específicos e a exclusão do ensino de Sociologia

Autores: Vanessa Pociúncula (PPGEDU / UFRGS)
Fellipe Madeira (UFRGS)

Título do trabalho: A licenciatura em Ciências Sociais no Recôncavo da Bahia

Autores: Bruno Durães (CRH/UFBA)

***

 

PROGRAMAÇÃO GD2 – Metodologia de ensino em ciências sociais

O GD discute o uso de diferentes metodologias e recursos didáticos para o ensino das ciências sociais, assim como a reflexão em torno de seu aprimoramento e a busca da qualificação do ensino da disciplina.

Coordenação: Nelson Tomazi (UEL) e Thiago Esteves (CEFET/RJ)

Título do trabalho: Experiências Metodológicas e Didáticas no Ensino de Sociologia
Autores: Maria Alda de Sousa Alves (UNILAB)

Título do trabalho: A Transposição didática no ensino de sociologia: uma experiência com os alunos de ciências sociais da Universidade Federal de Pelotas
Autores: Marcus Vinicius Spolle (FISP- UFPel) e 
Analiza Zorzi (FAE – UFPel)

Título do trabalho: Produção e reflexão sobre usos de recursos didáticos audiovisuais para aulas de sociologia no ensino médio
Autores: Bruna Gonçalves (UFJF), 
Maria Muniz Loureiro (UFJF) Rafaela Reis A. de Oliveira (UFJF) Rafaela Malaquias (UFJF)

Título do trabalho: Campo político em sala de aula: a criação de partidos políticos como práxis de ensino.
Autores: Anderson Souto Neves (Instituto Federal Farroupilha – campus São Vicente do Sul)

Título do trabalho: Movimentos Sociais e Confrontos Políticos no Ensino Médio: o processo de elaboração de um material didático.
Autores: Matheus Mazzilli Pereira (UFPel), Brenda Espindula (UFRGS), Camila Farias da Silva (UFRGS), Carla Michele Rech (UFPel/UFRGS), Eduardo Georjão Fernandes (UFRGS), Ivone dos Passos Maio (UFRGS) e Marcelo Kunrath Silva (UFRGS).

Título do trabalho: Considerações acerca das potencialidades das TICs no ensino e aprendizagem da Sociologia no Ensino Médio
Autores: Natana Alvina Botezini (UFRGS)

Título do trabalho: Relações de gênero e combate à violência na formação de professores
Autores: Ana Clara Camargo de Souza (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), 
Martina Almeida (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e Dizolaina Riquerme Benites (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul)

Título do trabalho: Ensino de Sociologia e uma base curricular incomum: tensões teórico-espistemológicas
Autores: Erika Kulessa (Universidade de São Paulo/Fundação Carlos Chagas)

***

 

PROGRAMAÇÅO GD3 – Práticas e experiências de ensino de sociologia na educação básica na atualidade

O GD analisa relatos de práticas e experiências de ensino de sociologia, com destaque para discussão e socialização de referenciais teóricos, temáticos e didáticos.

Coordenação: Luige de Oliveira (UFS), Geovânia Toscano (UFPB) e Ewerthon Vieira (IFBA)

Título do trabalho: Discutindo violência contra as mulheres na EJA Autores: Katiuci Pavei (UFRGS)
Camila Santos Pereira (UFRGS)

Título do trabalho: A dinâmica social em jogo: práticas didáticas em sociologia com o jogo de cartas Agência
Autores: Peterson Roberto da Silva – Doutorando do Programa de Pós- Graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGSP-UFSC); Thereza Cristina Bertazzo Silveira Viana – Professora de Sociologia do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (CA-UFSC)

Título do trabalho: Sociologia e Matemática: pesquisa, discussão e análise de dados na forma de porcentagem
Autores: Jaqueline Maria Götz Mentz, Otoniel Felipe da Silva e Suélen Pinheiro Freire Acosta

Título do trabalho: Jogando sociologia: relato de uma experiência Autores: Joicimara Pomagerski (IFC, Câmpus Concórdia), Julia Ferreira Juvino (IFC, Câmpus Concórdia) e Liamara Teresinha Fornari (IFC, Câmpus Concórdia)

Título do trabalho: O Ensino de Sociologia e seu Contributo à Prática do Reconhecimento de Direitos.
Autores: Mizânia Mizilílian Pessoa Barradas de Brito (Universidade Estadual Vale do Acaraú – UEVA)

Título do trabalho: Transver a Escola: possibilidades no ensino de sociologia.
Autores: Bianca Souza Bernardino e Katiuscia C. Vargas Antunes (UFJF)

Título do trabalho: Experimento didático-pedagógico em ciência política: a realização da ‘oficina democracia, cidadania e representação política’ em escolas do ensino médio
Autores: Autor: Ânthony Scapin Eichner (UFSM), Cleber Ori Cuti Martins (UFSM)

Título do trabalho: Questões étnico-raciais na sala de aula em um contexto marcado por conflito de terras indígenas
Autores: Matheus Alves do Nascimento (UEMS), Kátia Karine Duarte da Silva (UEMS)

Título do trabalho: Práticas Pedagógicas do PIBID em aulas de Sociologia: aplicando uma sequência didática com o tema Movimentos Sociais Autores: Estela Sabrina de Freitas (UFMS/CPNV), Adriano de Pontes Souza (UFMS/CPNV), Camila Ferreira Vital (UFMS/CPNV), Daniel Henrique Lopes (UFMS/CPNV)

Título do trabalho: Telação entre indivíduo e sociedade: uma proposta didática a partir dos autores clássicos karl marx, max weber e émile durkheim Autores: Joviana Vedana da Rosa (UFFS)

Título do trabalho: A Fotografia como Meio de Apreensão da Sociedade: uma experiência em Sociologia do Meio Ambiente
Autores: Lucas de Lima e Cunha (UFRGS)

Título do trabalho: Sociologia e Matemática: pesquisa, discussões e analise de dados e gráficos

Autores: Jaqueline Maria Gotz Mentz (Escola SESI de Ensino Médio Montenegro), Otoniel da Silva (Escola SESI de Ensino Médio Montenegro), Suélen Pinheiro Freire Acosta (Escola SESI de Ensino Médio Montenegro)

Título do trabalho: Experiências da prática docente no ensino de sociologia em escolas públicas estaduais do ceará
Autores: José Anchieta de Souza Filho/Pablo Eduardo Gonçalves Saturnino (SEDUC/CE).

Título do trabalho: Projeto de estágio supervisionado no Centro Educacional Edgard Santos
Autores: Cleber Pereira do Espírito Santo (UFBA)

Título do trabalho: Sociologia no ensino médio: entre a afirmação e o desmonte
Autores: Nilson Gomes de Oliveira

Título do trabalho: Arte e Afirmação de direitos
Autores: Jefferson Henrique Ramos Alves ,Célia Maria Foster Silvestre, (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul)

Título do trabalho: Plantando cidadania: relacionando a sociologia da alimentação com a horta escolar em estágio da disciplina Sociologia no ensino médio
Autores: Denis Henrique Bambinetti (FURB), Gilberto Gilberto Cardoso (FURB), Osni Valfredo Wagner (FURB), Rita de Cássia Marchi (FURB)

Título do trabalho: A Industria Cultural no nosso quintal, uma experiência no Ensino Médio de Indaial SC
Autores: Marcelo da Silva, Marco Antonio Struve

Título do trabalho: Aspectos socioculturais, práticas pedagógicas e o fazer docente
Autores: Adriana Carvalho da Silva

Título do trabalho: O professor de sociologia no contexto hegemônico da educação para o consenso e o projeto “slam interescolar” como proposta contra-hegemônica na instituição escolar
Autores: Nátali Bozzano Nunes, Davide Giacobbo Scavo

***

PROGRAMAÇÃO GD4 – Formação de professores(as)

O GD discute a formação inicial e continuada de professores em ciências sociais e sua implicação na qualificação da educação básica, educação cientifica, e desenvolvimento científico e tecnológico.

Coordenação: Lígia Eras (IFSC) e Luiza Helena Pereira (UFRGS)

Título do trabalho: Formação de professores de Sociologia: os desafios e possibilidades do estágio supervisionado em um contexto de fronteira e de escolas indígenas
Autores: Kátia Karine Duarte da Silva (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul- UEMS)

Título do trabalho: Os 10 anos da Sociologia no ensino médio no Brasil: considerações sobre a formação de professores de Ciências Sociais na UFSM Autores: Ceres Karam Brum (UFSM)

Título do trabalho: Docência e formação do professor de sociologia do ensino médio
Autores: Franciane Cardoso Almeida (Universidade Estadual Vale do Acaraú) Vinícius Limaverde Forte (Universidade Estadual Vale do Acaraú)

Título do trabalho: A formação de professores pensada a partir da experiência do MOOC Sociologia na Plataforma Lúmina da UFRGS
Autores: Daniel Gustavo Mocelin (IFCH/UFRGS); Leandro Raizer (Faced/UFRGS); Rosângela Silveira Garcia (PPG Informática na Educação/UFRGS); Paulo Ricardo Bartel (Prof. Rede Municipal / Licenciando Ciências Sociais)

Título do trabalho: Os professores de sociologia do ensino médio na cidade de Juiz de Fora (MG): quem são esses profissionais?
Autores: Katiuscia C. Vargas Antunes, Adriana de Souza, 
Amanda Fontes Alves e Rafaela Malaquias Marcelino (Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF)

Título do trabalho: A sociologia na formação docente: reflexões sobre a prática educativa em licenciaturas
Autores: Oriana Chaves de Oliveira Paz

Título do trabalho: Um estudo sobre o ensino de sociologia: resultados sobre o desenvolvimento da disciplina em algumas escolas de ensino médio da 15a CRE Erechim.
Autores: Claudia Zenaide Ribeiro Gonçalves (UFFS, Campus Erechim)

Título do trabalho: O Ensino de Ciências Sociais no Recôncavo da Bahia (Cachoeira, São Félix e Muritiba) a partir do olhar de Estudantes da Educação Básica
Autores: Luis Flávio Godinho (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) Luciméa Lima (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) e 
Marcus Bernardes (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia)

Título do trabalho: Análise de conteúdo de livros didáticos de Sociologia à luz da Lei n°. 11.645/2008
Autores: Ranna Iara de Pinho Chaves Almeida (Universidade Federal de Uberlândia)

comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu
%d