Evento acadêmico e criação de unidade regional da ABECS na região do Maciço de Baturité/CE

A Associação de Ensino de Ciências Sociais (ABECS) estará constituindo uma unidade regional na região do Maciço de Baturité/CE congregando professores de escola básica, professores universitários e discentes do curso de Licenciatura em Sociologia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB/CE). Convidamos a todos professores estudantes da região para a reunião de formalização da ABECS/UR/MACIÇO DE BATURITÉ que será realizada dentro do evento Seminário Pesquisa, Profissionalização e Atuação Escolar em Sociologia: Diálogos França, Brasil e África, conforme segue descrição abaixo:
Evento
Entre os dias 16 e 24 de agosto de 2019, ocorrerá o seminário “Pesquisa, Profissionalização e Atuação Escolar em Sociologia. Diálogos França, Brasil e África”, entre os dias 16 e 24 de agosto de 2019. Desta feita a UNILAB receberá a socióloga Stéphanie Tralongo (link: https://www.centre-max-weber.fr/Stephanie-Tralongo), professora da Universidade de Lyon 2 (França).
Com várias atividades em Redenção e Fortaleza, o Seminário é fruto de uma parceria interinstitucional envolvendo o Grupo Diálogos Urbanos, o Performarte e o Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Sociologia, vinculados ao Instituto de Humanidades (IH/Unilab) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), a Universidade de Lyon 2, a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC), que coletivamente viabilizaram a vinda da professora.
A programação terá início na segunda-feira (19/08), a professora Stéphanie irá visitar a Escola Estadual Brunilo Jacó (Redenção) onde participará de uma roda de conversa com professores e outros representantes da Instituição. Às 15h, no auditório do bloco didático do campus de Liberdade (Unilab) acontecerá uma mesa redonda para o lançamento da representação regional da Associação de Ensino de Ciências Sociais (ABECS) no Maciço de Baturité. Para esse momento tão significativo, teremos a presença de José Anchieta de Souza Filho (representante nacional da ABECS), Joana Elisa Rower (docente da Sociologia/Unilab), Estelany Silveira Soares (discente da Sociologia/Unilab) e Lucas Marcelo Tomaz de Souza (docente da Sociologia/Unilab) como mediador. Neste mesmo dia (19/08), às 19h no mesmoauditório, teremos uma palestra de Stéphanie Tralongo (Lyon 2/França) sobrea profissionalização e o ensino da sociologia hoje na França a partir da análise das práticas, saberes e objetivos promovidos pela universidade francesa. A palestra será mediada e traduzida por Anne-Sophie Marie Frédérique Gosselin (docente da Sociologia/Unilab) e comentada por Maria Olga Almeida Lima Caracas (professora da EEM Almir Pinto), Igor Monteiro (docente da Sociologia/Unilab) e Silvia Vuap M´Mende (discente da Sociologia/Unilab).
Programação
Na quinta-feira (22/08), pela manhã, a partir das 8h30, acontecerá no auditório Valnir Chagas da Faculdade de Educação (FACED) – UFC (Fortaleza) outra mesa redonda para tratar do tema da profissionalização e do ensino da sociologia na educação básica. Joana Elisa Rower (Unilab) irá compor a mesa ao lado da professora francesa. O público-alvo dessa atividade são professores do ensino médio do estado do Ceará. O evento conta com apoio da Secretária de Educação do Ceará (SEDUC). Ainda na quinta (22/08), no turno da tarde, às 14h, no miniauditório do CESA no campus do Itaperi da UECE, Stéphanie Tralongo e um docente da UECE ministrarão palestra sobre o tema da Circulação internacional das ideias em contextos de produção científica. As intervenções serão comentadas por Barnabé Augusto Có (discente de Sociologia/Unilab).
Haverá emissão de certificados para os participantes.
Este seminário aparece como uma oportunidade ímpar de questionar e pensar juntos o ensino e a pesquisa em sociologia em um contexto internacional. “É imprescindível, no meu entender, questionar a produção, seleção, organização e condições de transmissão dos saberes. Tratar de profissionalização no ensino superior e de ensino da sociologia aparece como pouco compatível. No entanto, o ensino da sociologia na universidade francesa se faz pelo ensino da prática de pesquisa, que só pode ser compreendida como profissionalizante. Então por que essa clivagem? O que isso revela das maneiras francesas de pensar a formação profissional e a cultura universitária?” comenta a professora Stéphanie Tralongo.
A atividade visa também fortalecer a articulação e a interlocução entre os três segmentos catalizadores da produção de conhecimento qualificado presentes na formação de professores e no campo educacional: docentes e discentes dos cursos de licenciatura da Unilab e os professores das escolas de educação básica do Maciço de Baturité.Cabe destacar a participação discente nas mesas propostas, favorecendo assim o protagonismo discente e a horizontalização dos debates, a formação de docentes da educação básica e a incorporação de interlocuções com vetores estadual, regionais e internacionais.