II ENCONTRO ALAGOANO DE ENSINO DE SOCIOLOGIA/CIÊNCIAS SOCIAIS – II ENALES

II ENCONTRO ALAGOANO DE ENSINO DE SOCIOLOGIA/CIÊNCIAS SOCIAIS – II ENALES

II ENCONTRO ALAGOANO DE ENSINO DE SOCIOLOGIA/CIÊNCIAS SOCIAIS – II ENALES: Ensino de Sociologia em Tempos de Reforma do Ensino Médio

(25 e 26 de Abril de 2017)

 O II ENALES é um evento anual, promovido pelo Xingó, voltado às discussões em torno do ensino de Ciências Sociais/Sociologia. Caracteriza-se, também, como um espaço fomentador de maior aproximação entre a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e professores de Sociologia do Ensino Médio. 

 

Inscrições (Participantes e apresentadores de trabalhos)

Período: 20/03/2017 – 03/04/2017

  1. Os participantes para receberem certificado deverão preencher um questionário: AQUI
  2. Os inscritos deverão pagar a taxa de inscrição e enviar o comprovante para [email protected] 
  3. Valores: 
    1. 20 reais alunos da graduação;
    2. 40 reais os demais.

Conta para depósito (pagamento da taxa de inscrição):

  • Banco: Caixa Econômica
  • Agência: 2761
  • Operação: 013
  • Conta Poupança nº. 5665-6
  • Favorecido: Júlio César Gaudêncio da Silva

Atenção: professores da rede pública estadual de educação de Alagoas deverão realizar suas inscrições nas Gerências Regionais (GERE)

 

 

Orientações para submissão de trabalhos nos Grupos de Trabalhos

Os interessados em apresentar trabalhos deverão enviar os resumos até o dia 03/04/2017. 

1.     Relatos de Experiências em Ensino de Ciências Sociais – Coordenadores: Jordânia de Araújo Souza, Fabson Calixto da Silva e Vanessa do Rêgo Ferreira;

2.     Pesquisas e Estudos em Ensino de Ciências Sociais – Coordenadores: Cristiano das Neves Bodart e Welkson Pires;

Regras para submissão:

1. Deve está relacionado a temática do evento (ensino de Ciências Sociais);
2. Ter, no máximo, 3 autores;
3. Três a cinco palavras-chave;
4. Resumo com, no mínimo, 250 caracteres, e no máximo 400 caracteres.

Obs: não será necessário enviar/entregar a versão completa do artigo, o que não significa que o mesmo não seja necessário para a exposição.

Fonte: http://ensinodesociologiaxingo.com.br/ii-encontro-alagoano-de-ensino-de-sociologiaciencias-sociais-ii-enales/

 

Leave a response comment1 Response
  1. DIJACÍ NOGUEIRA
    abril 05, 16:38 DIJACÍ NOGUEIRA

    RESUMO
    Autor: Dijací Nogueira
    Graduando em Ciências Sociais 8º Período
    Universidade Federal de Alagoas-UFAL

    O presente estudo tem como objetivo geral Analisar a fala dos professores de sociologia das escolas de ensino médio da Sexta Gerencia Regional de Educação de Alagoas, acerca da identidade docente, do cotidiano e do saber-fazer e demonstrar como se encontram esses profissionais. O percurso metodológico centraliza-se no método dedutivo de abordagem quantitativa e qualitativa. Quantitativa pela pesquisa e apuração de dados e qualitativos pelo fato das referencias bibliográfica utilizada. Para o levantamento de dados utilizaram-se os instrumentos técnicos tais como questionário e entrevistas. Os questionários abordavam questões como faixa etária, gênero, formação, vínculo empregatício, tempo no magistério e com a disciplina de Sociologia, Se exerciam outra função além da docência etc. De princípio fizemos uma pesquisa bibliográfica a respeito do contexto histórico do processo de institucionalização da Sociologia, mostrando o percurso da disciplina no Ensino Médio suas idas e vindas até a sua obrigatoriedade com a publicação da Lei 11.684/2008 , dissertamos também a respeito do cotidiano didático pedagógico dos professores de Sociologia , mostrando com referências bibliográficas como é esse dia-a-dia e por fim a caracterização do professor de Sociologia da 6ª GERE mostrando os resultados obtidos . Diante disto, as análises e as discussões demonstram que os sujeitos da pesquisa na sua maioria são do gênero feminino e na profissão docente no qual as mulheres são predominantes. , estão na fase adulta, possuem alto grau de escolaridade e se sobrecarregam com carga horária alta. Com este estudo pretendemos contribuir para que mais discussões sejam levantadas sobre a temática.

    Palavras-chave: Docência,Identidade,Professor,Cotidiano,Sociologia.

    reply Reply this comment
mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: