Chamadas: IV Congresso Nacional da ABECS/2020

Chamadas: IV Congresso Nacional da ABECS/2020

Tema central do Congresso: “Sociologia: presente! Por uma educação como prática de liberdade”.

Data: 13, 14 e 15 de novembro de 2020.

Local: Campus do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), em São Paulo/SP.


A educação brasileira passa por um momento delicado, em que a redução de recursos financeiros em todos os níveis de ensino gera inúmeras dificuldades e compromete o funcionamento do sistema. Além disso, a política educacional enviesada ideologicamente do atual governo fomenta o embate de estudantes contra os professores e a sociedade contra a educação, instaurando um clima de censura e retrocessos que dificultam o avanço da educação pública, laica e comprometida com os valores democráticos.


Nesse contexto, disciplinas como a Sociologia, que tratam da desigualdade social, racial e de gênero, dos direitos humanos e da participação política, entre outros temas candentes na sociedade, são atacadas. A validade de seus conhecimentos é questionada e docentes enfrentam tentativas de censura e acusações de doutrinação. A reforma do ensino médio, impetrada pela Lei 13.415 de 2017, que reduziu as disciplinas escolares a “conteúdos e práticas”, e a implantação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que deixou a critério de Estados e Municípios a organização de suas grades curriculares, deu abertura para que a Sociologia seja tratada como algo menor.


A Associação Brasileira do Ensino de Ciências Sociais (ABECS) destaca a importância da Sociologia para o processo formativo dos estudantes e reafirma o estudo da disciplina como um dos caminhos profícuos e colaborativos para a compreensão crítica e embasada da sociedade e de seus conflitos, agregando sentido para a constituição de valores associados à democracia, elementos estes tão caros e necessários à sua consolidação, sobretudo em jovens democracias como a brasileira, que se encontra em risco.


Nesse sentido, a ABECS realizará o seu IV Congresso Nacional nos dias 13, 14 e 15.11.2020, no Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia (IFSP) – Campus São Paulo, com o intuito de reunir estudantes, professores de Sociologia / Ciências Sociais e pesquisadores do Brasil inteiro promovendo espaços de diálogo e reflexões – em mesas redondas, grupos de discussão, oficinas de práticas pedagógicas e relatos de experiências – que abarquem a diversidade de concepções educacionais e sociológicas que norteiam o trabalho de professores/as da disciplina, contribuindo para ampliar as formas de resistência à ofensiva conservadora e dogmática, fortalecendo a presença da Sociologia nas escolas e nas universidades e reafirmando o compromisso com uma educação como prática de liberdade.

Chamada para apresentação de propostas para Grupos de Discussão (GD) e Oficinas

 

A ABECS convida os interessados em apresentar propostas de Grupos de Discussão (GDs) e Oficinas para o IV Congresso Nacional da ABECS, que será realizado no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) entre os dias 13 e 14 de novembro de 2020.

Grupos de Discussões

Os eixos temáticos dos GDs devem ser ligados à área de Ensino de Ciências Sociais. Os GDs devem ser propostos por dois docentes da educação básica ou superior de regiões distintas e filiados à ABECS.

Para apresentar as propostas de GDs, os interessados devem enviar e-mail para congr[email protected] informando:

Título do Grupo de Discussões (GD) e justificativa (com texto até 200 palavras) contendo de 3 a 5 palavras-chave.

Os proponentes devem inserir os nomes completos, titulação, instituição na qual estão vinculados e link do currículo Lattes.

Obs: Todos os proponentes devem estar filiados à ABECS e com a anuidade 2020 regularizada. Veja como regularizar AQUI

O prazo final se encerra em 16/02/2020.

Os Grupos de Discussões (GDs) terão sessões com apresentação de até 08 trabalhos. Os coordenadores e subcoordenadores aprovados farão a seleção dos resumos de trabalhos submetidos, integrando à posteriori a Comissão Científica.

A chamada para envio de trabalhos aos GDs selecionados acontecerá a partir de 20/02/2020. Mais informações serão posteriormente divulgadas.

 

Oficinas pedagógicas

As Oficinas Pedagógicas destinam-se aos professores e estudantes que tenham interesse em compartilhar propostas e atividades pedagógicas voltadas para o ensino das Ciências Sociais.

As oficinas constituem um momento de trocas de experiências e saberes além da construção de práticas de ensino.

Os interessados em apresentar proposta de oficina pedagógica devem encaminhar um resumo da proposta contendo objetivos, justificativa e o material a ser utilizado para o email [email protected]

As propostas de oficinas devem ter até 1.000 caracteres.

Cada oficina poderá ter até 06 autores. Não serão aceitos nessa categoria proposta com metodologia de mini-curso, palestra ou assemelhados.

O prazo final para envio de propostas de Oficina Pedagógica se encerra em 31/05/2020.

Obs: Todos os proponentes devem estar filiados à ABECS e com a anuidade 2020 regularizada. Veja como regularizar AQUI

 

Importante: Infelizmente não haverá subsídios financeiros para os coordenadores de GDs ou oficineiros.

 

Comitê Científico do Evento:

Profa. Agnes Cruz de Souza (IFSP)

Profa. Ana Paula Corti (IFSP)

Prof. Cristiano das Neves Bodart (UFAL)

Prof. Elias Evangelista Gomes (Unifal-MG)

Profa. Érika Souza Kulessa (FCC-SP)

Profa. Fernanda Feijó (UFAL)

Profa. Josefa Alexandrina Silva (Unifal-MG)

Profa. Rafaela Reis Azevedo de Oliveiera (UFJF)

Profa. Vanessa Rodrigues Porciúncula (UFRGS)

Prof. Thiago de Jesus Esteves (CEFET-RJ)

Profa. Thiago Ingrassia Pereira (UFFS)

comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: