IV Congresso Nacional da ABECS/2020

IV Congresso Nacional da ABECS/2020

Tema central do Congresso: “Sociologia: presente! Por uma educação como prática de liberdade”.

Data:13 e 14 de novembro de 2020

Evento virtual, inscrições gratuitas

A educação brasileira passa por um momento delicado, em que a redução de recursos financeiros em todos os níveis de ensino gera inúmeras dificuldades e compromete o funcionamento do sistema. A política educacional do atual governo, enviesada ideologicamente, tenta colocar os estudantes contra os professores e a sociedade contra a educação pública, instaurando um clima de censura que dificulta o avanço da educação pública, laica e comprometida com os valores democráticos.

Nesse contexto, disciplinas como a Sociologia, que tratam da desigualdade social, racial e de gênero, dos direitos humanos e da participação política, entre outros temas candentes na sociedade, são atacadas. A validade de seus conhecimentos é questionada e docentes enfrentam tentativas de censura e acusações de doutrinação. A  reforma do ensino médio, impetrada pela Lei 13.415 de 2017, que reduziu as disciplinas escolares a “estudos e práticas”, e a implantação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que deixou a critério de Estados e Municípios a organização suas grades curriculares, deu abertura para que a Sociologia seja tratada como algo menor.

A Associação Brasileira do Ensino de Ciências Sociais (ABECS) destaca a importância da Sociologia para o processo formativo dos estudantes e reafirma o estudo da disciplina como um dos caminhos profícuos e colaborativos para a compreensão crítica e embasada da sociedade e de seus conflitos, e também para a constituição de valores associados à democracia, elementos estes tão caros e necessários a sua consolidação, sobretudo em jovens democracias como a brasileira, que se encontra diante de tantos desafios.

Não bastasse todo esse grave cenário, a pandemia afetou de forma peculiar a professores e estudantes, tendo suas cargas de trabalho, rotina e atribuições alteradas repentinamente, além de terem que lidar com muitos conflitos, arbitrariedades e incertezas quanto aos desdobramentos que este período trará para a educação pública no país. Vemos o agravamento das desigualdades educacionais, as transformações drásticas nas relações e interações com estudantes e colegas, o uso de plataformas que limitam a autonomia docente, aumentam o controle sobre nosso trabalho e aprofundam a precarização.

Diante disso, a ABECS realizará o seu IV Congresso Nacional, com o tema Educação como prática da Liberdade, nos dias 13, 14 e 15 de novembro, com  o intuito de reunir estudantes e professores de Sociologia e Ciências Sociais do Brasil inteiro, promovendo espaços de diálogo e reflexões que abarquem a diversidade de concepções educacionais e sociológicas que norteiam o trabalho de professores/as da disciplina, contribuindo para ampliar as formas de resistência à ofensiva conservadora, dogmática e privatista, fortalecendo a presença da Sociologia nas escolas e nas universidades e reafirmando o compromisso com uma educação como prática de liberdade.

Lista de Grupos de Discussões AQUI

Programação

Dia 13/11 (19h) – Mesa de abertura: Educação como prática da liberdade.

Dia 14/11 –  Grupos de discussão (pela manhã, 9h-12h, e pela tarde, 15h-18h)

– Assembleia  e eleição da nova executiva (horário a definir)

Inscrições

 As inscrições de ouvintes para o IV Congresso da ABECS são gratuitas. Em breve mais detalhes.

As inscrições para apresentadores de trabalho devem seguir as seguintes orientações:

Data de envio de trabalhos para os grupos de discussão: até 30/9 (prazo prorrogado)

Formato do Resumo Ampliado:

1. A apresentação de Comunicação Oral no evento requer submissão de Resumo Ampliado com no máximo 03 autore(a)s e com 4000 a 6000 caracteres (com espaço).

2. As comunicações podem incluir estudos, trabalhos acadêmicos e relatos de experiência relacionados aos Grupos de Discussão (veja descrição detalhada aqui):

GD 01 – História do Ensino de Sociologia.

GD 02 – A Ciência Política no Ensino de Ciências Sociais.

GD 03 – Ensino de Sociologia e escola de tempo integral: vicissitudes, experiências e perspectivas.

GD 04 – A formação docente em Ciências Sociais no Brasil: experiências, desafios e perspectivas.

GD 05 – Antropologia na sala de aula da Educação Básica: conteúdos, metodologias e recursos didáticos.

GD 06 – Livros didáticos de Sociologia.

GD 07 – Metodologias ativas de aprendizagem e jogos didáticos no ensino de Sociologia.

3. O Resumo Ampliado deverá ser enviado nos links abaixo, com a seguinte formatação: Papel A4 (29,7cm x 21 cm), Margens de 2,5 cm, Fonte Times New Roman, tamanho 12, Espaço entrelinhas de 1,5, Recuo de parágrafo 1,25cm. Sem espaço entre parágrafos.

4. O título deve estar em caixa baixa, tamanho 14, em negrito, com alinhamento centralizado.

5. Os nomes dos/as autores/autoras devem aparecer debaixo do título da obra, alinhado à esquerda, seguido a identificação da instituição e com o e-mail dos autores/autoras.

6. O Resumo Ampliado deve conter: Introdução do problema, metodologia,desenvolvimento, conclusões e referências, observando-se as normas da ABNT.

7. Os resumos devem ser enviados em dois formatos:

7.1 O primeiro em PDF  contendo os nomes, instituições e autores do Resumo Ampliado (anexar arquivo em pdf): AQUI

7.2 O segundo pra avaliação anônima deve ser apenas o corpo do texto, sem a menção aos nomes, instituições e e-mails dos proponentes do Resumo Ampliado (inserir texto no campo indicado): AQUI

 

 

Comitê Científico do Evento:

Agnes Cruz de Souza (IFSP)

Ana Martina Baron Engerroff (UFSC)

Ana Paula Corti (IFSP)

Antonio Alberto Brunetta (UFSC)

Breno Rodrigo de Alencar (IFPA)

Bruno José Rodrigues Durães (UFRB)

Cristiano das Neves Bodart (UFAL)

Elias Evangelista Gomes (Unifal-MG)

Érika Souza Kulessa (FCC-SP)

Fernanda Feijó (UFAL)

Gekbede Dantas Targino (IFPB)

Joana da Costa Macedo (UFRJ)

José Wilton de Freitas Ramos (UFCG)

Josefa Alexandrina Silva (Unifal-MG)

Julia Polessa Maçaira (UFRJ)

Maira Claudia Conde de Souza (SEDUC-SP)

Marcelo Cigales (UnB)

Marcelo da Silva Araujo (Colégio Pedro II)

Rafaela Reis Azevedo de Oliveiera (UFJF)

Rafaela Reis Azevedo de Oliveira (UFJF)

Thiago de Jesus Esteves (CEFET-RJ)

Thiago de Jesus Esteves (CEFET-RJ)

Thiago Ingrassia Pereira (UFFS)

Vanessa Rodrigues Porciúncula (UFRGS)


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /srv/users/serverpilot/apps/abecs/public/wp-content/themes/composs/includes/single/post-tags.php on line 10
comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: