MOÇÃO DE APOIO Nº 01/2021 – UR- Bahia/ABECS

MOÇÃO DE APOIO Nº 01/2021 – UR- Bahia/ABECS

A Unidade Regional da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais – ABECS/Bahia, diante da repercussão na imprensa e nas redes sociais sobre a censura sofrida por uma docente da educação básica da rede estadual de educação, manifesta total apoio e solidariedade à professora de Filosofia, a todo o corpo docente e a gestão do Colégio Estadual Thales de Azevedo (Salvador-Bahia) e repudia denúncias de doutrinação “esquerdista”, “feminista” e uso de temas inadequados em sala de aula, como tentativa de reprimir a liberdade pedagógica e o fazer docente.

A escola é um espaço coletivo de esclarecimento, do dissenso, da diversidade e de ampliação de saberes e conhecimentos. É lugar de desenvolver o senso crítico e reflexivo e isso implica em discutir temas que alimentam preconceitos, exclusões e aprofundam às desigualdades sociais.

Repudiamos a censura que amordaça, persegue e priva os jovens de acessar o conhecimento acadêmico que se constrói por meio da ciência.

Dessa maneira, a ABECS Bahia reafirma a importância da autonomia de cátedra, a qual é garantida pela Constituição Federal de 1988, em seu Art. 206, que garante a liberdade de aprender e de ensinar, bem como a diversidade de concepções educacionais.
O espaço de atuação profissional da educação está sendo ameaçado e atacado, assim, registramos nossa indignação frente ao autoritarismo, que segue excluindo temas relevantes e promovendo um discurso de ódio e uma tentativa de silenciamento, o que representa o oposto da democracia e da ciência.

Por fim, cabe ressaltar que a escola tem que ter autonomia e isso é uma forma de garantir uma formação humanística, engajada e cidadã, portanto, seguindo ao que preconiza a Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/1996). A escola e seu corpo docente precisam ser respeitados e valorizados e temos que lutar pela garantia da formação ampla, democrática, livre, diversa e que combata opressões e pré-conceitos.

Atenciosamente,

Coordenação da ABECS/Bahia
[email protected]
Salvador, 23 de novembro de 2021.

Versão em PDF AQUI

comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: