Nota de repúdio da Abecs referente aos atrasos das bolsas Pibid e do PRP da Capes

Nota de repúdio da Abecs referente aos atrasos das bolsas Pibid e do PRP da Capes

NOTA DE REPÚDIO DA ABECS REFERENTE AOS ATRASOS DAS BOLSAS PIBID E DO PRP DA CAPES

08 de novembro de 2021

Por meio desta nota, a Associação Brasileira de Ensino em Ciências Sociais (ABECS) vem a público repudiar o atraso no pagamento das bolsas de professores/as e estudantes dos cursos de Licenciatura que trabalham desde novembro de 2020 no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Residência Pedagógica (PRP), bem como se solidarizar com todos/as que estão sofrendo com mais este ataque à ciência e à educação brasileira posta em prática de forma deliberada pelo governo Bolsonaro.

Trata-se de dois importantes projetos que integram a Política Nacional de Formação de Professores, indispensáveis para a qualificação dos futuros docentes do país, e que já chegam a dois meses de atraso em razão da necessidade de aprovação de projeto de lei que autorize a devida recomposição financeira voltada ao pagamento das bolsas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A necessidade de projeto de lei é resultado da falta de atenção ao planejamento das metas financeiras dos programas educacionais do governo federal.

É importante frisar que os programas se encerram em abril de 2022 e no momento não temos garantias que eles terão suas bolsas pagas, pondo em risco não apenas o andamento do trabalho de formação docente realizado em centenas de universidades e escolas de educação básica do Brasil inteiro, como prejudicando a vida de mais de 60 mil pibidianos e residentes que contam com a bolsa de R$400,00 mensais para a continuidade dos seus estudos e, em muitos casos, como apoio para suas necessidades cotidianas básicas.

Nesse sentido, a ABECS se coloca ao lado das universidades brasileiras, representadas pelos cursos de Licenciatura envolvidos no PIBID e na Residência Pedagógica, das escolas públicas que servem de campo para a atuação prática dos/das bolsistas, aos/as docentes e aos/as estudantes participantes dos programas, e solicita atenção à urgência da aprovação de Projeto de Lei que viabilize a destinação orçamentária para o pagamento das bolsas atrasadas e das próximas.

 

 

Rafaela Reis Azevedo de Oliveira

Presidente da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais – ABECS

comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: