Na Paraíba estudantes e professores mobilizam audiência por aumento de vagas em concurso público

Na Paraíba estudantes e professores mobilizam audiência por aumento de vagas em concurso público

No dia 29 de abril, alunos e professores dos cursos de licenciatura em Ciências Sociais e Educação do Campo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e do curso em Licenciatura em Sociologia da Universidade Estadual da Paraíba (UFPB), alunos da Universidade Federal da Paraíba (UEPB) e representantes de associações de cientistas sociais (Solidum e da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais/ABECS) se juntaram em frente ao prédio da Secretaria de Educação do Estado, para reivindicar aumento no número de vagas para as áreas de Sociologia e Filosofia no edital do concurso para rede estadual da Paraíba.

O edital foi lançado no dia 24 de abril e inclui apenas 06 vagas para cada disciplina. Além disso, o edital contempla apenas o perfil da Licenciatura em Sociologia, deixando de lado os perfis da Licenciatura em Ciências Sociais e da Licenciatura Interdisciplinar de Educação do Campo, que possui vários profissionais formados pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, da UFCG.

A mobilização teve o apoio da Deputada Estela Bezerra do PSB, que agendou e a audiência com o Secretário de Educação do Estado. Da reunião participaram 21 representantes de professores, estudantes, associações, Reitorias de universidades e coordenadores de mestrados profissionais de Sociologia e Filosofia. Por parte do Estado, além do Secretário de Educação, estavam também a coordenadora da comissão do concurso e o diretor da fundação de pesquisa da paraíba. Além da deputada Estela Bezerra.

Como resultado, a Secretaria de Educação se comprometeu com a inclusão dos perfis e marcou uma reunião com a comissão do concurso, nesta quinta-feira (02/05), para discutir as vagas. Também foi discutida a necessidade de uma maior participação dessas áreas no currículo do Estado.

A mobilização continuará nos debates do orçamento democrático das cidades de Campina Grande, João Pessoa e Sumé.

 

Registros da ação:

comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: