Processo Seletivo de Pesquisadores/as para atuar no Observatório Nacional da Abecs (On-Abecs)

EDITAL Nº 01/2022 – On-Abecs
PROCESSO SELETIVO DE PESQUISADORES/AS
O Observatório da Associação Brasileira de Ciências Sociais (On-Abecs), no uso de suas atribuições, torna público o Processo Seletivo de pesquisadores/as para a realização de pesquisa colaborativa a ser desenvolvida entre outubro de 2022 e outubro de 2023.
-
DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1 O presente edital coordenado pelo Observatório da Associação Brasileira de Ciências Sociais (On-Abecs) é uma ação institucional da Associação Brasileira de Ciências Sociais (Abecs) que visa fomentar a pesquisa sobre o ensino das Ciências Sociais nas diversas etapas e modalidades de ensino. O propósito se concretizará por meio da execução de pesquisas que objetivam compreender, descrever, interpretar e informar os mais diversos aspectos que envolvem o ensino das Ciências Sociais no Brasil.
1.2. Só poderão concorrer ao presente Edital graduados(as) e graduandos(as) em Ciências Sociais (com pós-graduação ou não) filiados(as) à Abecs ou pesquisadores(as) mestres(as) ou doutores(as) que já se dedicam à temática do ensino das Ciências Sociais; devendo esses também estar filiados(as) à Abecs.
1.3. Ao final da participação de cada projeto os(as) participantes receberão certificado com carga horária proporcional às atividades desenvolvidas.
1.4. O prazo de vigência do projeto é de doze (12) meses.
1.5. Os projetos estarão preferencialmente sob a coordenação geral de um(a) pesquisador(a) doutor(a).
1.6. Os(As) pesquisadores(as) selecionados(as) formarão equipes de pesquisas com até seis (06) pesquisadores(as), sendo indicado pela coordenação da On-Abecs um (01) integrante para coordenar a pesquisa.
1.7. Os(as) pesquisadores(as) deverão apresentar, ao final, seu (seus) produto(s) em forma de artigo(s) científico(s) e realizar uma breve apresentação da pesquisa em live transmitida no canal da Abecs, no YouTube.
1.8. Todos os dados da pesquisa serão sistematizados e disponibilizados (após a publicação do artigo científico) no site de “Relatório da On-Abecs”.
1.9. A participação nos projetos fomentados pela On-Abecs não figura relação trabalhista com a Abecs, tratando-se de uma atividade voluntária.
1.10. A On-Abecs se compromete em emitir, sempre que solicitado, atestado de participação na pesquisa colaborativa.
1.11 A candidatura deve estar vinculada a uma das linhas de pesquisas, a saber: (1) Reforma do Ensino Médio e o ensino de Sociologia; (2) Ensino das Ciências Sociais na graduação; (3) PNLD e o ensino de Sociologia; (4) Formação de professores(as) de Sociologia.
-
DA CONCEPÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA NO ÂMBITO DESTE EDITAL
2.1. Ação que visa responder cientificamente questões importantes para o subcampo de pesquisa do ensino das Ciências Sociais;
2.2. Investigação constituída de arcabouço teórico-metodológico das Ciências Sociais e/ou da Educação.
2.3. Produção de elementos científicos para a compreensão de questões diretamente relacionadas ao ensino das Ciências Sociais no Brasil.
-
DA INSRIÇÃO
3.1. O(A) pesquisador(a) deverá enviar sua candidatura pelo formulário disponível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfjgfFWlcwhDfRlROGYm2RYlXeHfEtiH-lyT0SCKLBzrUy_lg/viewform , até 11/09/2022, às 23h59min., horário de Brasília.
3.2 Não serão aceitas candidaturas por outros meios ou após o prazo final das inscrições.
-
DA SELEÇÃO
4.1 As candidaturas serão julgadas pelos coordenadores da On-Abecs, sendo constituídas de duas fases: (1) análise do Currículo Lattes (de acordo com o quadro de pontuação); e (2) entrevista.
Quadro 1 – Quadro de pontuação para avaliação do Currículo Lattes.
Item | Indicador para avaliação | Peso | Nota máxima |
1 | Trabalho apresentado em Congresso da Abecs | 0,5 | 10,0 |
2 | Parecer para revistas científicas | 0,5 | 10,0 |
3 | Artigo de qualquer tema publicado em periódico científico | 1,0 | 10,0 |
4 | Artigo sobre ensino das Ciências Sociais publicado em periódico científico | 2,0 | 10,0 |
5 | Livro publicado ou organizado | 2,5 | 10,0 |
6 | Mestrando nas Ciências Sociais – Sociologia, Ciência Política ou Antropologia – e Educação | 6,0 | 6,0 |
7 | Mestrando em outra área | 5,0 | 5,0 |
8 | Mestrado nas Ciências Sociais – Sociologia, Ciência Política ou Antropologia – e Educação | 10,0 | 10,0 |
9 | Mestrado em outra área | 8,0 | 8,0 |
10 | Doutorando nas Ciências Sociais – Sociologia, Ciência Política ou Antropologia – e Educação | 15,0 | 15,0 |
Doutorando em outra área | 12,0 | 12,0 | |
10 | Doutorado nas Ciências Sociais (Sociologia, Ciência Política ou Antropologia) e Educação | 20,0 | 20,0 |
11 | Doutorado em outra área | 15,0 | 15,0 |
4.2. A qualquer momento, a critério da coordenação do On-Abecs, poderá ser solicitado comprovante dos aspectos pontuados na avaliação do Currículo Lattes.
4.3. O número de selecionados(as) ficará a critério da coordenação do On-Abecs.
4.4. O(A) candidato(a) selecionado(a) poderá, à critério dos coordenadores do On-Abecs, ser convidado(a) para integrar pesquisa em linha diferente à escolhida na inscrição.
-
DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
5.1. Estar filiado(a) e regularizado(a) durante o período à Abecs (anuidade de 2022 paga e se comprometer em pagar, em 2023, a próxima anuidade).
5.2. Atender o item 1.2 deste edital.
5.3. Possuir currículo atualizado na Plataforma Lattes.
-
DAS RESPONSABILIDADES
6.1. Integrar equipe de pesquisa, atuando ativamente em seu desenvolvimento;
6.2. Mencionar a Abecs e a On-Abecs na divulgação da pesquisa;
6.3. Zelar pelo nome da Abecs, da On-Abecs e da equipe de pesquisa;
6.4. Subordina-se ao(à) coordenador(a) do projeto;
6.5. Apresentar um plano de trabalho em até 30 dias do fim da seleção;
6.6. Apresentar os resultados da pesquisa em forma de artigo científico;
6.7. Apresentar os resultados da pesquisa em forma de live no Canal da Abecs, no YouTube.
-
DO RESULTADO DA SELEÇÃO
7.1. O resultado da analise do currículo será divulgado até o dia 16/09/2022, até as 23h59min, no endereço eletrônico https://abecs.com.br/
7.2. As entrevistas acontecerão entre os dias 19/09/2022 e 23/09/2022, sendo agendada previamente de acordo com a agenda dos envolvidos.
7.3. O resultado final será divulgado no dia 26/09/2022, até as 23h59min, horário de Brasília, no endereço eletrônico https://abecs.com.br/
-
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
8.1. Na hipótese de serem alteradas quaisquer disposições estabelecidas neste Edital, serão expedidos Editais Retificadores, que passarão a constituir parte integrante deste Edital.
8.2. Os casos omissos serão resolvidos pela coordenação do On-Abecs.
Maceió-AL, 26 de agosto de 2022.
Andréia dos Santos
Cristiano das Neves Bodart
Thiago Ingrassia Pereira
Versão em PDF AQUI
Resultado
Luciney Araújo Leitão
Giulia Gabriela Brolo Soranz
Thiago de Jesus Esteves
Josefa Alexandrina Silva
Kirla Korina Anderson Ferreira
Eliana Barretto de Menezes Lopes
Franciele Brito Barbosa
Tiago Rodrigues Araujo
Guilherme Augusto Vasconcellos Isidoro
Aline Ramos Barbosa
Karla Luana Gomes Cunha
Rodrigo Almeida
Rogéria da Silva Martins
Karlla Christine Araújo Souza
Francisco dos Santos Kieling
Caio dos Santos Tavares
Rosana da Silva Pereira
Francisco Anarclebson do Rêgo Fonseca
Elizabeth José Campos
Joana da Costa Macedo
Carine de Miranda Santos
Analisa Zorzi
Leticia Santana Souza
Leandro Viana de Almeida
Carlos Henrique Alves Moura
Francisca Rosânia Ferreira de Almeida
Gabriel Oliveira de Magalhães Medeiros
Maikon Bueno
Rafaela Reis