ABECS Regional Maciço de Baturité – Projeto Dialogando na escola

ABECS Regional Maciço de Baturité – Projeto Dialogando na escola

DIALOGANDO NA ESCOLA – O que é democracia? O que é fascismo?

 

No dia 11 de junho, as 15 horas, realizaremos o primeiro Dialogando na Escola, que terá como tema “O que é democracia? O que é fascismo? ”, tendo como convidadas Elissânia Oliveira, Gabriela Falcão e Lany Maria, sob a mediação do discente do Curso de Sociologia Nelsio Gomes Correia.

O Dialogando na Escola efetiva parceria entre a ABECS Regional Maciço de Baturité (Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais), as Escolas públicas na Região do Maciço de Baturité, o Grupo Trajetos: trajetórias, juventudes e educação, coordenado pela Prof.ª. Joana Elisa Röwer, e o Grupo Diálogos Urbanos, coordenado pelo Prof. Eduardo Gomes Machado.

Na primeira edição contamos com a parceria da Escola Estadual de Educação Profissional Dr. Salomão Alves de Moura e da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Maria do Carmo Bezerra, Professora Estelany Silveira Soares e Professor Antoniel Vidal, ambos egressos do Curso de Sociologia da Unilab, e alunos/as.

A partir dessa Live, promoveremos um Ciclo de debates abordando temas relevantes à educação e à conjuntura atual, fortalecendo o ensino de humanidades, e particularmente de sociologia, buscando formas inovadoras de ensino e aprendizagem e fortalecendo as relações entre professores e alunos da Unilab e das escolas de educação básica, no contexto de pandemia.

O Dialogando na Escola será realizado no formato de Web conferência, com a participação dos estudantes e professores das escolas, convidados, mediadores e parceiros envolvidos. A cada edição, estimulamos que os/as estudantes efetuem uma produção, agregando ideias e questões significativas identificadas e conhecimento gerados a partir de pesquisas efetivadas. A produção poderá assumir a forma de desenhos, poesias, canções, vídeos, redações, coreografias, esquetes teatrais, podcasts, dentre outros formatos, expressando as leituras, percepções e sentimentos dos alunos sobre os temas.

CONVIDADAS

ELISSÂNIA OLIVEIRA – Formada em História pela Universidade Federal do Ceará, Especialista em História do Brasil pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú, Mestranda em Ensino de Sociologia pela Universidade Federal do Ceará, Professora da rede de ensino do Estado do Ceará e Orientadora do Grupo Negragem.
GABRIELA FALCÃO – É doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, em Portugal. Possui graduação em Ciências Sociais/Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal de Pernambuco e em Comunicação Social/Habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem pesquisado as áreas de democracia, gênero e movimento feminista.
LANY MARIA – Mulher negra, integrante do grupo de teatro Negragem e Militante da resistência-PSOL.

MEDIADOR

NELSIO GOMES CORREIA – nasceu na Guiné-Bissau, Bacharel em Humanidades e licenciando em Sociologia pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – (UNILAB) no Estado do Ceará-Brasil. Membro de grupo de estudos, pesquisas e extensão Trajetos: Trajetórias, Juventudes e Educação. Pesquisa as temáticas relacionadas aos Direitos Humanos, Democracia, Cooperação Internacional Norte e Sul e Sul-Sul e os Estudos Africanos.

comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: