Espaço docente: narrando experiências
Espaço docente: narrando experiências

Espaço docente: narrando experiências

Responsável pela seção: Nelson D. Tomazi – E-mail: [email protected]

O Espaço docente: narrando experiências tem por objetivo ser uma das pontes diretas entre ABECS e os professores do ensino básico e superior. A proposta é dar-lhes a oportunidade de compartilhar relatos de suas experiências docente bem sucedidas, as quais julgarem válidas para serem divulgadas e replicadas em outros espaços. Não se trata de um espaço de produção científica, mas de relatos de experiências cotidianas dos professores.

Ao fazer a divulgação da experiência docente, acreditamos que essas podem gerar outras tantas e que “descobrir a pólvora todos os dias” não seja necessário. Advogamos ser a troca de informação entre professores e professoras bom caminho para se constituir uma comunidade em torno do ensino das Ciências Sociais no Brasil e qualificar a prática docente.

A avaliação dos relatos estará considerando a qualidade da experiência e a sua boa exposição. Os relatos selecionados serão publicados no site da ABECS.

Os relatos devem ser enviados exclusivamente para o professor Nelson D. Tomazi no e-mail: [email protected]

O relato deve ser enviado em word (ou similar), contendo duas partes: a) dados gerais e; b) o relato de experiência docente. O modelo e as orientação são apresentados a seguir:

MODELO:

Dados gerais

Nome do(a) Professor(a): Foto AQUI

Título da Aula:

Nome da Escola:

Nível e ano de ensino:

Município e Estado:

Tempo de duração da experiência:

Elementos a serem observados para a produção do relato:

Observe que o relato deve conter o contexto de onde ocorreu, o público envolvido, o(s) objetivo(s), os materiais didáticos/pedagógicos utilizados, a descrição das etapas da experiência e os resultados alcançados. Se utilizou alguma forma de avalição, indica-la no relato. Se utilizou algum texto, indicar a referência para que os leitores possam acessá-lo. É bem vindo fotos que ilustrem as experiência, desde que não exponha o rosto de menores de 18 anos, ou qualquer exposição vexatória.

Considere que o relato deve ter entre 1 a 3 páginas no tamanho A4, fonte Arial 12, espaçamento entre linhas 1,5. É desejável que haja um título e subtítulos.

Ver exemplo em:

https://cafecomsociologia.com/relato-de-experiencia-docente-problemas-em-perfeicao/

 

Baixar essas orientações em PDF AQUI ou na imagem abaixo:

Relatos docentes

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: