Relação de trabalhos aceitos para os grupos de discussão do IV Congresso Nacional da ABECS

Relação de trabalhos aceitos para os grupos de discussão do  IV Congresso Nacional da ABECS

Relação de trabalhos aceitos para os grupos de discussão do  IV Congresso Nacional da ABECS

 

Quando: Dia 14 de novembro entre 8h30 e 12hs. Os GDs com mais de 7 trabalhos terão a sessão vespertina, das 13:30 às 16h.

Os links das salas virtuais serão disponibilizados por e-mail na semana que antecede o evento.

 Inscrições para ouvintes AQUI

Ver programação AQUI

 

GD 01 – História do Ensino de Sociologia

 

TÍTULO AUTOR(ES)
Sentidos do ensino de sociologia nas reformas educacionais e suas relações com a conjuntura sócio-política brasileira: possíveis caminhos para entender dinâmicas da disciplina no século XXI Vinícius Carvalho Lima
Os sentidos atribuídos à Sociologia na tramitação da Medida Provisória nº 746/2016 no Congresso Nacional Alexandre Barbosa Fraga
A sociologia sai da escola: a Reforma Capanema de 1942 e a batalha dos católicos em torno da disciplina no Brasil Thiago da Costa Lopes
A análise de manuais escolares como método auxiliar do estudo da história do ensino de sociologia Caio dos Santos Tavares
(Re)Construindo a Revista Perspectiva Sociológica: uma revista de professores de Sociologia na Educação Básica Valéria Lopes Peçanha

 

GD 02 – A Ciência Política no Ensino de Ciências Sociais

TÍTULO AUTOR(ES)
A Ciência Política nos Planos de Estudo Tutorado (PETs) do estado de Minas Gerais Bianca Souza Bernardino; Amanda Fontes Alves ; Maria Muniz Loureiro
Ciência Política no ensino médio: uma pesquisa como metodologia de ensino Claudyanne Rodrigues de Almeida e Karina Andrea Tarca
Direitos Humanos, currículo e transversalidade: abordagens metodológicas desenvolvidas no âmbito do PIBID Raquel Emerique, Thaiana Rodrigues
Acompanhamento da implementação do novo Ensino Médio no Distrito Federal: especificidades da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas Rodrigo Diego de Souza, Guilherme Quevedo, Marcelo Pinheiro Cigales
Experiências formacionais discentes: construindo um Currículo emancipacionista em Sociologia na Educação Profissional Integrada Leiany Liria Queiroz Cunha
Lei Maria da Penha no contexto escolar: a utilização da leitura expositiva e dialogada como metodologia do ensino de Sociologia Suzenny Nascimento Dutra e Weslhya Patrícia Costa Aguiar

 

GD 03 – Ensino de Sociologia e escola de tempo integral: vicissitudes, experiências e perspectivas

TÍTULO AUTOR(ES)
Os livros de Ocorrências escolares: transbordando os livros didáticos para o fazer sociológico nas escolas de tempo integral Sergivano Antonio dos Santos
O ódio à Sociologia no ensino médio brasileiro: chaves de interpretação Fabrício de Sousa Sampaio
O Novo Ensino Médio Integral em um Colégio Estadual no Município de Campos dos Goytacazes/RJ. Maria Clara Pereira dos Santos
Ensino de Sociologia: problematizações sociotécnicas no Ensino Médio Integrado Raquel Folmer Corrêa
A pouca presença da Sociologia na parte diversificada do currículo das Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral do Ceará Newton Malveira Freire, Josenira Unias Ribeiro, Fernanda de Lemos Rocha
A Reforma do Ensino Médio a Partir da Perspectiva dos Estudantes em Idade Escolar. Pedro Henrique Alexandre de Aráujo, Jaci Oliveira Marques
A Realidade dos Jovens Trabalhadores da Confecção e a Implantação da Política de Educação Integral em Toritama/PE. Fabiano José de Andrade

 

GD 04 – A formação docente em Ciências Sociais no Brasil: experiências, desafios e perspectivas

TÍTULO AUTOR(ES)
A Formação de Professores de Ciências Sociais em Uberlândia, Minas Gerais: um estudo de caso Gustavo Gabaldo Grama de Barros Silva e Marili Peres Junqueira
Desafios da educação como prática da liberdade percebidos a partir da experiência no PIBID Michely Alvarenga de Amorim
Implementação do Novo Ensino Médio na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas no Distrito Federal: o que pensam os alunos? Marcelo Pinheiro Cigales, Doralice Pereira de Assis, Lucas Sales de Figueredo
Sociologia em Movimento: colaboração da extensão universitária para a formação de professores – Isabela Pereira Sousa Lira, Sofia Maria Barreto de Andrade
Reflexões sobre o ensino da sociologia e o estágio obrigatório frente ao cenário político e social do brasil (2018-2019). Larissa Nunes Paiva
A formação docente no curso de licenciatura em ciências sociais da UFPE e suas implicações para o ensino de sociologia na educação básica Caroline Dáfine de Oliveira; Felipe Tiago de Lira Ponce; Miriam Maria Florencio da Silva
Discutindo raça e juventude na escola: relato de uma experiência do pibid em sociologia numa escola pública de juazeiro-ba. Edmilson Gomes da Silva ;Rosicleide Araújo de Melo
Relato de Experiência da Residência Pedagógica na Escola Francisco Ernesto do Rêgo (Ernestão) em Queimadas – PB Carlos Joseph Ramos Rafael
Práticas de Ensino: uma discussão a partir da experiência de intervenção sociológica vivenciada na Escola Ensino Médio Dr. Brunilo Jacó. Maria Cleovania de Souza Silveira e Joana Elisa Röwe
O PIBID de Ciências Sociais da Universidade do Rio de Janeiro e a formação de professores de Sociologia para a Educação Básica e os avanços. Vanessa Ferreira de Jesus
Professores Formadores das Licenciaturas em Ciências Sociais e suas Profissionalidades Fabiana Conceição Ferreira de Lima
A formação docente do Cientista Social nas Práticas de Ensino de Sociologia: a importância do Estágio Supervisionado em Ambiente Escolar no Município de Igarapé-Açu/PA Luana Nery Fonseca e Beatriz Monteiro Coelho

  

GD 05 – Antropologia na sala de aula da Educação Básica: conteúdos, metodologias e recursos didáticos

TÍTULO AUTOR(ES)
“O que sabemos sobre os povos indígenas?”: Relato de uma experiência de ensino de antropologia no primeiro ano do ensino técnico integrado ao médio Lívia Tavares Mendes Froes
Antirracismo na escola: Mostra de Humanidades e as comunidades quilombolas no Vale do Jiquiriçá – BA Cleomar Felipe Cabral Job de Andrade; Mirele Saiara Santos Ribeiro; Emilly Novaes Santos
Longe e perto de nós mesmos: etnografia de si como exercício decolonial e de desnaturalização cultural Tatiana Bukowitz
A etnografia e o uso de imagens nas aulas de sociologia: algumas reflexões necessáriasA etnografia e o uso de imagens nas aulas de sociologia: algumas reflexões necessárias Heldo da Silva Mendonça
Explorando etnografias e descontruindo noções sobre a temática da família Rodolpho Claret Bento
Análise das redações do ENEM 2016 e as contribuições da Sociologia escolar no combate à intolerância religiosa Stella De Sousa Martins, Juliana Dias Lima, Letícia Guimarães
Memória e identidade no Quilombo do Camorim: diálogos com a educação antirracista RENATO DE SOUZA DÓRIA
Olhares antropológicos da residência pedagógica: um circuito entre memória e educação Andréa Lúcia da Silva de Paiva
Antropologia da Ciência e da Tecnologia e o documentário “O Gênio Esquecido”: experiências com ensino em áreas técnicas Lígia Wilhelms Eras

  

GD 06 – Livros didáticos de Sociologia 

TÍTULO AUTOR(ES)
Discussões sobre relações de gênero nos livros didáticos de sociologia Lorena Carlos Aiala e Andreia dos Santos
O uso do livro didático nas aulas de Sociologia: uma estratégia para a participação ativa dos estudantes Roberta dos Reis Neuhold
Uma análise sobre a interseccionalidade entre raça e gênero nos livros de Sociologia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) Mariana Alves de Sousa
Representações do Nordeste no Livro Didático de Sociologia Paloma Maria Rodrigues Augusto
O cinema em Sociologia para Jovens do Século XXI e em Sociologia para o Ensino Médio; um estudo preliminar Venâncio José Michiles Marinho
A abordagem da charge de Angeli “Feriado dia da consciência negra” nos livros didático de sociologia. Larissa Guedes de Oliveira

 

GD 07 – Metodologias ativas de aprendizagem e jogos didáticos no ensino de Sociologia

TÍTULO AUTOR(ES)
Jogos no Ensino de Sociologia: Relato de experiência sobre o processo de construção de um jogo didático Bianca Souza Bernardino, Natalia Aimar Ferreira, Rogéria Campos de Almeida Dutra
Hipertextos de Sociologia: uma estratégia de produção Henrique Fernandes Alves Neto
A utilização de jogos teatrais nas aulas de Sociologia Shirley Stephani Ferreira Johnson
Jogos do Teatro do Oprimido e o ensino de Sociologia: corpos e diálogos em sala de aula Raquel Simas
Sociologia em Movimento: temas geradores e metodologias ativas na construção da sala de aula multicultural Amanda Cristina De Oliveira, Júlia Puhl, Lucas Rigo Yoshimura
Memes sociológicos: uma atividade de aproximação entre alunos e professor em tempos de distanciamento Selton Evaristo de Almeida Chagas
Sala de Aula Invertida e Gêneros Textual/Digital na aprendizagem de conceitos sociológicos relacionados à Socialização Patrícia Verônica de Azevedo Brayner
O podcast como ferramenta educacional: vozes sociológicas Bruna Aparecida Gayozo, Claudomiro Almeida Santos
Os clássicos em sociologia: a utilização de jogos didáticos como processo de ensino e aprendizagem. Andreia dos Santos e Marina Carolina Apolinário de Oliveira
A dimensão formativa da olimpíada de sociologia do Rio de Janeiro Julia Polessa Maçaira, Andréia Diniz do Lago, Taisa Vitoria Feliciano da Silva, Yasmin Jardim Moreira
A temática “gênero e direitos das mulheres” no ensino de Sociologia: uma proposta de aprendizagem a partir da metodologia Tela Crítica ANA BEATRIZ MAIA NEVES
Sociologia lúdica: o uso de metodologias ativas em sala de aula Manuella Lacerda, Andreia Santos

 

comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: