Revista Perspectiva Sociológica, nº 24

Revista Perspectiva Sociológica, nº 24

ensino de sociologiaA “Perspectiva Sociológica: a revista de professores de Sociologia” acaba de publicar seu 24º número: A Sociologia no Ensino Médio – uma relação necessária.

A relação do campo de conhecimento das Ciências Sociais com a Educação Básica é quase centenária, porém marcada por intermitências. Com apenas duas experiências obrigatórias em âmbito nacional nesse longo período (1925-1942 e 2008 – 2017), vivemos novamente um momento de incertezas. A Lei da Reforma do Ensino Médio (13.415/2017), implementada de forma arbitrária e sem o diálogo necessário com especialistas e a sociedade civil, tira o caráter de obrigatoriedade de diversas disciplinas – entre elas a Sociologia –  com a nova organização por “áreas do conhecimento” desta etapa de ensino.

Entre os diversos equívocos desta lei, as múltiplas experiências oriundas do ensino de Sociologia no Ensino Médio afirmam a importância da presença do arcabouço teórico e metodológico das Ciências Sociais para a formação cidadã e crítica dos jovens brasileiros. Na conjuntura atual, marcada pela preocupação dos profissionais da educação em relação à reconfiguração desta etapa de ensino, é necessário lutarmos pela permanência em sua integralidade não só da Sociologia, mas das diversas áreas do conhecimento que também se encontram em situação de vulnerabilidade devido à nova lei.

Com o espírito de defesa da Sociologia no Ensino Médio que marca toda a história de nossa publicação, inauguramos nosso vigésimo quarto número, correspondente ao 2º semestre de 2019, com o tema A sociologia no ensino médio: uma relação necessária. A presente edição da Perspectiva Sociológica – A Revista de Professores de Sociologia (ISSN 1983-0076), através de múltiplos olhares, reflexões e experiências, apresenta as potencialidades da bem sucedida relação entre as ciências sociais e o ensino secundário.

Perspectiva Sociológica
Nº. 24 – 2º semestre/2019

Sumário

Editorial

A Sociologia no Ensino Médio: uma relação necessária PDF
Barbara de Souza Fontes 1-4

Entrevista

Sociologia, pesquisa e resistência: Entrevista com Janecleide Moura Aguiar PDF
Carlos Eduardo Oliva, José Amaral 5-32

Artigos

O gênero como conteúdo escolar da Sociologia: uma análise dos livros didáticos de Sociologia do PNLD 2018 PDF
Caroline Souza Castro 33-50
Identidade étnico-racial e a luta por reconhecimento: relato de experiência de visita de campo ao Quilombo São José da Serra (RJ) PDF
Gabriela Almeida Kronemberger 51-69

Espaço Discente

A territorialidade e a memória coletiva no Quilombo São José da Serra (RJ) PDF
Arthur Silveira Souza, Jéssica Mafra Duarte, Mariana Sigiani Oliveira, Nicoly Rocha Fortuna 70-75
Educação Libertadora: o papel das escolas nas comunidades quilombolas PDF
Giulia Rodrigues Augusto, Isadora Pereira Sá Rodrigues, Isis Paiva de Marins, Laísa Maressa Ferreira dos Santos 76-81
Currículos em redes no CAP/UERJ PDF
Bruna Navarone Santos 82-89
Quem conhece, aprova? Uma análise das peças publicitárias do “novo” ensino médio PDF
João Verani Protasio 90-96

Experimentações

Comunicação não-violenta como ferramenta pedagógica: por uma prática docente propositiva e colaborativa PDF
Otavio Lima Oliveira 97-114
Estranhando o cotiano com a ajuda da Sociologia: práticas de ensino em uma oficina de direitos humanos PDF
Ramón Chaves Gomes, Sofia Velloso Rocha Gardel 115-129
Sociologia no Ensino Médio concomitante à Educação Profissional: espaço de fazer política PDF
João Daniel de Lima Simeão, Francinaide de Lima Silva Nascimento 130-140
Uma experiência de produção de vídeos de animação de Sociologia: proposta de ensino de Sociologia no século XXI PDF
Henrique Fernandes Alves Neto, Ileizi Fiorelli Silva 141-150

Resenhas

MEDEIROS, Jonas; JANUÁRIO, Adriano; Melo, Rúrion (orgs.). Ocupar e resistir: movimentos de ocupação de escolas pelo Brasil. São Paulo: Editora 34; FAPESP, 2019, 352p. PDF
Kelly Pedroza Santos 151-153

 

Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia

ISSN 1983-0076

Departamento de Sociologia – Colégio Pedro II

URL da Homepage: http://www.cp2.g12.br

E-mail: [email protected] 

comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu