Revista Perspectiva Sociológica, nº 24

A “Perspectiva Sociológica: a revista de professores de Sociologia” acaba de publicar seu 24º número: A Sociologia no Ensino Médio – uma relação necessária.
A relação do campo de conhecimento das Ciências Sociais com a Educação Básica é quase centenária, porém marcada por intermitências. Com apenas duas experiências obrigatórias em âmbito nacional nesse longo período (1925-1942 e 2008 – 2017), vivemos novamente um momento de incertezas. A Lei da Reforma do Ensino Médio (13.415/2017), implementada de forma arbitrária e sem o diálogo necessário com especialistas e a sociedade civil, tira o caráter de obrigatoriedade de diversas disciplinas – entre elas a Sociologia – com a nova organização por “áreas do conhecimento” desta etapa de ensino.
Entre os diversos equívocos desta lei, as múltiplas experiências oriundas do ensino de Sociologia no Ensino Médio afirmam a importância da presença do arcabouço teórico e metodológico das Ciências Sociais para a formação cidadã e crítica dos jovens brasileiros. Na conjuntura atual, marcada pela preocupação dos profissionais da educação em relação à reconfiguração desta etapa de ensino, é necessário lutarmos pela permanência em sua integralidade não só da Sociologia, mas das diversas áreas do conhecimento que também se encontram em situação de vulnerabilidade devido à nova lei.
Com o espírito de defesa da Sociologia no Ensino Médio que marca toda a história de nossa publicação, inauguramos nosso vigésimo quarto número, correspondente ao 2º semestre de 2019, com o tema A sociologia no ensino médio: uma relação necessária. A presente edição da Perspectiva Sociológica – A Revista de Professores de Sociologia (ISSN 1983-0076), através de múltiplos olhares, reflexões e experiências, apresenta as potencialidades da bem sucedida relação entre as ciências sociais e o ensino secundário.
Perspectiva Sociológica
Nº. 24 – 2º semestre/2019
Sumário
Editorial
A Sociologia no Ensino Médio: uma relação necessária | |
Barbara de Souza Fontes | 1-4 |
Entrevista
Sociologia, pesquisa e resistência: Entrevista com Janecleide Moura Aguiar | |
Carlos Eduardo Oliva, José Amaral | 5-32 |
Artigos
O gênero como conteúdo escolar da Sociologia: uma análise dos livros didáticos de Sociologia do PNLD 2018 | |
Caroline Souza Castro | 33-50 |
Identidade étnico-racial e a luta por reconhecimento: relato de experiência de visita de campo ao Quilombo São José da Serra (RJ) | |
Gabriela Almeida Kronemberger | 51-69 |
Espaço Discente
A territorialidade e a memória coletiva no Quilombo São José da Serra (RJ) | |
Arthur Silveira Souza, Jéssica Mafra Duarte, Mariana Sigiani Oliveira, Nicoly Rocha Fortuna | 70-75 |
Educação Libertadora: o papel das escolas nas comunidades quilombolas | |
Giulia Rodrigues Augusto, Isadora Pereira Sá Rodrigues, Isis Paiva de Marins, Laísa Maressa Ferreira dos Santos | 76-81 |
Currículos em redes no CAP/UERJ | |
Bruna Navarone Santos | 82-89 |
Quem conhece, aprova? Uma análise das peças publicitárias do “novo” ensino médio | |
João Verani Protasio | 90-96 |
Experimentações
Comunicação não-violenta como ferramenta pedagógica: por uma prática docente propositiva e colaborativa | |
Otavio Lima Oliveira | 97-114 |
Estranhando o cotiano com a ajuda da Sociologia: práticas de ensino em uma oficina de direitos humanos | |
Ramón Chaves Gomes, Sofia Velloso Rocha Gardel | 115-129 |
Sociologia no Ensino Médio concomitante à Educação Profissional: espaço de fazer política | |
João Daniel de Lima Simeão, Francinaide de Lima Silva Nascimento | 130-140 |
Uma experiência de produção de vídeos de animação de Sociologia: proposta de ensino de Sociologia no século XXI | |
Henrique Fernandes Alves Neto, Ileizi Fiorelli Silva | 141-150 |
Resenhas
MEDEIROS, Jonas; JANUÁRIO, Adriano; Melo, Rúrion (orgs.). Ocupar e resistir: movimentos de ocupação de escolas pelo Brasil. São Paulo: Editora 34; FAPESP, 2019, 352p. | |
Kelly Pedroza Santos | 151-153 |
Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia
ISSN 1983-0076
Departamento de Sociologia – Colégio Pedro II
URL da Homepage: http://www.cp2.g12.br
E-mail: [email protected]