“O importante para o trabalhador é saber do seu valor”: escritas de si como instrumentos de reapropriação do sentido ontológico do trabalho e ressignificação da subjetividade.

Lívia Bocalon Pires de Moraes, Patricia Horta

Resumo


O presente trabalho relata e analisa uma experiência poético-sociológica desenvolvida na disciplina de Sociologia para o Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em duas escolas públicas da cidade de Sertãozinho (SP): O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Sertãozinho, e a Escola Estadual Maria Conceição Rodrigues Silva Magon. A partir do tema “Trabalho” e da análise do poema “O operário em construção”, de Vinicius de Moraes, os estudantes foram estimulados a produzir seus próprios textos poéticos, de forma a exprimir criticamente, em linguagem estética, as vivências dos trabalhadores na sociedade contemporânea. A experiência resultou em textos poéticos autobiográficos, um tipo de escrita de si, que além de colaborar com a compreensão dos conceitos abordados pela disciplina, promoveu a construção de uma subjetividade como eu trabalhador. Desse modo, a escrita de si tornou-se instrumento de apropriação e reapropriação do sentido ontológico do trabalho pelos estudantes, causando uma mudança subjetiva no processo de ressignificação de sua existência.


Palavras-chave


Educação de Jovens e Adultos; Trabalho; Escritas de si

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Referências


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