A Licenciatura em Ciências Sociais e o Ensino de Sociologia no Recôncavo da Bahia: formação e prática através de pesquisa, ensino e extensão

Bruno José Rodrigues Durães

Resumo


Esse texto pretende apresentar, em linhas gerais, o Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, trazendo elementos de sua singularidade, inovação constitutiva e a importância do laboratório de ensino na matriz curricular. Almejou-se também por em evidência dados sobre a proporção desigual que existe entre professores de Sociologia em atuação na Bahia e sua área de formação, bem como refletir sobre a prática pedagógica no Ensino de Sociologia e o processo de aprendizagem (professor-aluno) na relação externa com a educação básica.

Palavras-chave:Ensino de Sociologia. Formação de professores. Ciências Sociais.

 

THE TRAINING OF TEACHERS IN SOCIAL SCIENCES AND THE TEACHING OF SOCIOLOGY IN THE RECÔNCAVO OF BAHIA: training and practice through research, teaching and extension

 

Abstract

This text intends to present, in general lines, the Course of teacher education in Social Sciences of the Federal University of the Recôncavo of Bahia, bringing elements of its singularity, constitutive innovation and the importance of the teaching laboratory in the curricular matrix. Data on the unequal proportion of sociology professors in Bahia and their area of formation were also highlighted, as well as reflecting on the pedagogical practice in Sociology Teaching and the learning process (teacher-student) in the relationship with the school.

Key words:Teaching Sociology. Teacher training. Social Sciences.

 


Palavras-chave


Ensino de Sociologia. Formação de professores. Ciências Sociais.

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