Programas de fomento a expansão do Ensino Superior e oferta de cursos de Ciências Sociais no Brasil (1999-2017)

Cristiano das Neves Bodart, Caio dos Santos Tavares

Resumo


O presente artigo busca é explorar os impactos dos programas governamentais implementados no Brasil após a aprovação da LDB (1996) sobre a oferta de cursos de Ciências Sociais na rede pública e privado do Ensino Superior, assim como sobre a ofertas e matrículas e o volume de concluintes. Mais especificamente, busca-se explorar os impactos do Programa de Financiamento Estudantil (Fies), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) sobre o número de cursos abertos entre 1999 a 2017 e sua oferta. Identificamos que os dados oficiais apontam no sentido de que os programas governamentais tiveram impactos positivos sobre o número de abertura de cursos de Ciências Sociais, mas não sobre o número de vagas, matrículas e concluintes, estes em apresentando queda nos últimos anos.

Palavras-Chave: Programas Governamentais. Formação de Professores. Ciências Sociais.


PROGRAMS PROMOTING THE EXPANSION OF HIGHER EDUCATION AND OFFERING OF SOCIAL SCIENCE COURSES IN BRAZIL (1999-2017)

Abstract

The present article seeks to explore the impact of government programs implemented in Brazil after the approval of LDB (1996) regarding the offering of Social Science courses in the public and private system of higher ducation, as well as on offerings and enrollments and the volume of graduates. More specifically, it seeks to explore the impact of the Student Financing Program (Fies), the University for All Program (ProUni) and the Program to Support Federal University Restructuring and Expansion Plans (Reuni) on the number of open courses between 1999 to 2017 and their offering. We found that the official data point to the sense that government programs had a positive impact on the number of opening courses in Social Sciences, but not on the number of vacancies, enrollments, or graduates, which have declined in recent years.

Keywords: Government Programs. Teacher training. Social Science.


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