A reinvenção cotidiana nossa de cada dia: incursões, ousadias e recriação dos debates no subcampo do Ensino de Sociologia na Educação Básica no Brasil e a arte de ser cientista social-professor

Lígia Wilhelms Eras

Resumo


Esta edição de Cadernos da Associação Brasileira do Ensino de Ciências Sociais, revela estudos e relatos de experiências que demonstram esses densos esforços promovidos ao longo dos dez anos em destaque e, que inevitavelmente, ainda dialogam constantemente com uma polaridade - a obrigatoriedade da Sociologia (a partir da sua inserção legal) e a intermitência (processos de apagamento do conhecimento sociológico na escola) – mas que também romove um movimento de significativas ousadias sociológicas ao revisitar o seu próprio subcampo de práticas de ensino e pesquisa, e desafiar-se no uso de novas imaginações sociológicas a la Wright Mills (1959).


Palavras-chave


Ensino de Sociologia; Artigos; Subcampo

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais - ABECS

Periodicidade: semestral

ISSN 2594-3707


INDEXAÇÃO

Google Acadêmico

ANPOCS



Idioma: Português

Editor responsável: Cristiano das Neves Bodart

Autor corporativo: Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS)

Endereço: Cpo São Cristóvão, 177, UE São Cristóvão CPII, Sala do Departamento de Sociologia, São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ, CEP 20921-440, Brasil
CNPJ: 19.340.922/0001-76

Site da ABECS: www.abecs.com.br
Facebook da ABECS: https://www.facebook.com/abecsnacional/