A socialização política nos livros didáticos: uma discussão curricular em perspectiva comparada

Joana da Costa Macedo

Resumo


Entre as várias discussões pertinentes às ciências sociais, a relação entre o indivíduo e a sociedade apresenta-se como fundamental para seu marco teórico. O presente artigo centraliza a discussão em torno do conceito de socialização por meio do arcabouço conceitual da recontextualização didática de Basil Bernstein (1993) de modo a analisar como ocorre o processo de mediação didática do conteúdo referente à relação entre indivíduo e sociedade apresentado nos livros didáticos adotados nos sistemas de ensino básico no Brasil e na França. Os resultados preliminares indicam que o livro brasileiro recontextualiza o conceito de socialização inserido em uma discussão teórica durkheimiana tendo as instituições primárias como pilar desse processo, enquanto o livro francês aborda o conceito de socialização política, incluindo no processo de socialização as instituições políticas. Nesse sentido, o debate do artigo abrange a problematização da categoria política incluída ou não como parte de um processo de socialização social nas disciplinas escolares de Sociologia no Brasil e nas Ciências Sociais e Econômicas (CES) na França.


Palavras-chave


socialização, política, recontextualização, Brasil, França

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