Iniciação à sociologia no ensino superior: uma observação direta em sala de aula

Claudia Kathyuscia Bispo de Jesus

Resumo


Esse artigo traz uma reflexão sobre o ensino da sociologia no ensino superior, isto é, expõe as debilidades e, até mesmo o desconhecimento da disciplina Sociologia por parte dos(as) recém-ingressantes na universidade. Utilizamos a metodologia qualitativa, a partir de uma observação direta feita em sala de aula, em três turmas: Bacharelado em Ciências Contabéis, Licenciatura em Língua Portuguesa e Licenciatura em Matemática. Percebemos que a iniciação à Sociologia no ensino superior decorre de um conhecimento parcial (ou até da inexistência) da disciplina sociologia no ensino médio; esse déficit escolar acaba comprometendo o planejamento programático, bem como o aprofundamento de alguns conteúdos do componente curricular, gerando a necessidade de iniciar o ensino da Sociologia em pleno ensino superior.

This article brings a reflection on the teaching of sociology in higher education. That is, to expose the weaknesses and, even, the ignorance of the discipline sociology on the part of the new entrants in the university. The methodology used was qualitative, based on a direct observation made in the classroom, in three classes: accounting sciences, letters / Portuguese and mathematics-licentiate. The initiation to sociology in higher education stems from a partial (or even non-existent) knowledge of the sociology discipline in secondary education; This school deficit ends up compromising the programmatic planning, as well as the deepening of some contents of the curricular component, generating the need to begin the teaching of sociology in higher education.


Palavras-chave


Diálogo; Ensino Superior;Sociologia.

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