Quem conta a história do ensino de Sociologia no Brasil? Um estudo bibliométrico

Ana Martina Baron Engerroff, Marcelo Pinheiro Cigales, James Tholl

Resumo


A história do ensino de sociologia no Brasil tem sido narrada sob diferentes prismas que recorrem às principais instituições, personagens, ideias e documentos que dão contornos a esta história. Nos últimos anos, em especial a partir do contexto de inclusão obrigatória da disciplina no currículo da educação básica, houve o crescimento de pesquisas e consequentemente de publicações que buscam resgatar e recontar a trajetória do ensino de sociologia. Tendo isto como base e sabendo-se que os periódicos acadêmicos são o principal meio de difusão do conhecimento dos estudos, este artigo objetiva mapear os trabalhos que se dedicaram à história do ensino de sociologia publicados em dossiês de periódicos acadêmicos entre os anos de 2000-2017. Por meio do método bibliométrico, buscamos: a) quantificar e descrever a produção de dossiês sobre ensino de sociologia em periódicos acadêmicos; b) analisar no interior desse formato de publicação os trabalhos que têm como foco a história do ensino da disciplina, e, c) conhecer os principais trabalhos e autores que são utilizados como referências para contar essa história. Entre os principais resultados podemos destacar que os autores tendem a se auto referenciar e que os livros, seguidos dos artigos em periódicos, são os tipos mais citados na bibliografia, o que nos auxilia na produção do diagnóstico do campo e da construção de uma narrativa mais lúcida acerca da sociologia escolar.

 

WHO COUNTS THE HISTORY OF THE TEACHING OF SOCIOLOGY IN BRAZIL? a bibliometric study

The history of the teaching of sociology in Brazil has been narrated under different prisms that resort to the main institutions, characters, ideas and documents that give shape to this history. In recent years, especially from the context of compulsory inclusion of the discipline in the basic education curriculum, there has been a growth of researches and consequently of publications that seek to redeem and retell the trajectory of sociology teaching. Taking this as a basis and knowing that academic journals are the main means of disseminating knowledge of studies, this article aims to map the works that were dedicated to the history of teaching sociology published in dossiers of academic journals between the years 2000- 2017. Through the bibliometric method, we try to: a) quantify and describe the production of dossiers on teaching sociology in academic journals; b) analyze within this publication format the works that focus on the history of the teaching of the subject, and c) know the main works and authors that are used as references to tell this story. Among the main results we can highlight that the authors tend to self refer and that the books, followed by the articles in periodicals, are the most cited types in the bibliography, which helps us to produce the diagnosis of the field and the construction of a narrative more Lucid about school sociology.


Palavras-chave


Ensino de Sociologia; Dossiês; Periódicos; Bibliometria

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COMO REFERENCIAR ESTE TEXTO

ENGERROFF, Ana Martina Baron; CIGALES, Marcelo; THOLL, James. Quem conta a História do ensino de Sociologia no Brasil? Um estudo bibliométrico. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. v.1, n.2, p.65-87, 2017.

Recebido em: 24 de set. 2017

Avaliador 1: 21 de out. 2017

Avaliador 2: 10 de jan. 2018

Aceito em: 25 de jan. 2018


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Periodicidade: semestral

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