As representações sociais dos pibidianos da UFPI sobre o ensino de Sociologia nas escolas

Bruna Karine Nelson Mesquita

Resumo


Este trabalho consiste em apresentar as representações sociais dos bolsistas do PIBID de Sociologia da UFPI sobre o ensino da disciplina propiciado nas escolas. A fundamentação do estudo possui teor quali-quantitativo e está pautada na teoria das representações sociais elaborada por Serge Moscovici. Os dados foram coletados por meio de aplicação de Teste de Associação Livre de Palavras – TALP e questionário com perguntas abertas direcionadas sobre o ensino de Sociologia, aplicados com vinte bolsistas em março de 2016. Através da análise dos dados foi possível refletir sobre as representações elaboradas sobre o ensino de Sociologia e a influência de sua trajetória nos espaços escolares nas compreensões obtidas. O artigo finaliza apontando os desafios postos no ensino da Sociologia, bem como a discussão de demais problemáticas que compõem as representações analisadas.

Palavras-chave: Ensino de Sociologia, Representações sociais, PIBID.

 

THE SOCIAL REPRESENTATIONS OF PIBID MEMBERS OF UFPI ON TEACHING SOCIOLOGY IN SCHOOLS

Abstract

This work consists in presenting the social representations of the PIBID scholarship holders of Sociology of the UFPI on the teaching of the discipline provided in the schools. The study's rationale is qualitative-quantitative and based on the theory of social representations elaborated by Serge Moscovici. Data were collected through a Free Association of Words Test (TALP) and a questionnaire with open ended questions about Sociology teaching, applied with 20 scholarship holders in March 2016. Through the analysis of the data it was possible to reflect on the representations elaborated on the teaching of Sociology and the influence of its trajectory in the school spaces in the obtained understandings. The article ends by pointing out the challenges posed in the teaching of Sociology, as well as the discussion of other problems that make up the representations analyzed.

Keywords: Teaching of Sociology, Social representations, PIBID.

 


Palavras-chave


Ensino de Sociologia, Representações sociais, PIBID

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