Sociologia no Ensino Médio: uma análise desde a percepção de alunos e alunas de escola pública

Noa Cykman, Carolina Arruda Ferreira, Chari Nobre, Leticia Hummel

Resumo


O artigo relata a percepção de estudantes de Ensino Médio de uma escola pública sobre as aulas de Sociologia. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Leonor de Barros, em Florianópolis, mediante aplicação de questionários e coordenação de grupos focais, em 2012. O trabalho busca compreender, além dos pontos de vista, perspectivas e expressões dos e das estudantes, de que modo essas percepções e sua experiência com a Sociologia escolar se relacionam ao contexto socioeconômico em que se encontram inseridos/as. Foi possível perceber que, embora a Sociologia seja bem avaliada enquanto lugar de debate e conscientização a respeito de temas voltados a sua realidade social, é, ainda, carente de pontes com teorias e conceitos próprios a esse campo de estudo.

Palavras-chave: Ensino deSociologia. Percepção de estudantes. Contextualização do ensino.

 

SOCIOLOGY IN HIGH SCHOOL: An analysis from the perception of a Brazilian public school’s students

 

Abstract

This paper informs on the ways High School students from a Brazilian public school perceive their Sociology classes. The research was carried out at the Leonor de Barros State School, in the city of Florianópolis, through the application of questionnaires and the coordination of focus groups. The work was set with the goal to understand, in addition to the students' perspectives, points of view and expressions, how these perceptions and their experience with Sociology in school are related to the socioeconomic context in which they are inserted. It was possible to perceive that, although Sociology class is well evaluated as a place of debate and awareness on themes related to the social reality lived by the students, it is still lacking in bridges toward the theories and concepts of this field of study.

Keywords: Sociology teaching. Students’ perception. Contextualization of teaching.

 


Palavras-chave


Ensino de Sociologia; Percepção de alunos/as; Contextualização do ensino.

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