As representações sociais sobre as dificuldades de aprendizagem da disciplina de Sociologia no Ensino Médio

RAIANA SANTOS DA PAZ, MARINA DE CARVALHO

Resumo


O artigo tem como objetivo analisar e compreender as representações sociais que os discentes de segundo e terceiro ano do ensino médio possuem a respeito da aprendizagem na disciplina Sociologia nas escolas públicas piauienses Unidade Escolar Valdivino Tito, Unidade Escolar Treze de Março e Colégio Estadual Professor Raimundinho Andrade no final do segundo semestre do ano letivo de 2016. A pesquisa foi realizada com a aplicação de questionários semi estruturados voltados para os alunos e professores com a finalidade de se analisar a formação sociológica dos discentes e suas dificuldades na aprendizagem da disciplina. A abordagem do problema é quantitativa a fim de se apreender as representações sociais formuladas pelos sujeitos investigados. O embasamento teórico pautado em representação social coaduna com utilização do método quantitativo, uma vez que este fomenta a análise das informações empíricas que são buscadas através da investigação de um grande número de sujeitos. A Teoria da Representação Social e a metodologia elencada visou compreender a construção do conhecimento leigo elaborada pelos alunos objetivando uma visão mais definida sobre o tema pesquisado e uma maior aproximação sobre a realidade da formação sociológica que se almeja investigar. Os resultados expõem que os discentes compreendem a importância da Sociologia em sua formação, embora ainda enfrentam dificuldades em interpretar teorias sociológicas pela sua natureza crítica e reflexiva. Os dados coletados constatam que os discentes estão interessados em participar de aulas que permitam desenvolver o sentimento de pertença ao assunto abordado contribuindo para elaboração e reflexão de conceitos sociológicos.

 

THE SOCIAL REPRESENTATIONS ON THE DIFFICULTIES OF LEARNING OF THE DISCIPLINE SOCIOLOGY IN MIDDLE SCHOOL

 

The article aims to analyze and understand the social representations that the second and third year high school students have regarding the learning of the discipline Sociology in the public schools Valdivino Tito School Unit, Thirteen School Year Unit and Professor Raimundinho Andrade State College in Campo Maior at the end of the second semester of the 2016 school year. The research was carried out with the application of semistructured questionnaires aimed at the students and teachers with the purpose of analyzing the sociological formation of the students and their difficulties in the learning of the discipline. The content of the research is quanti-qualitative in order to apprehend the social representations formulated by the investigated subjects. The theoretical basis based on social representation is consistent with the use of the quantitative-qualitative method, since it fosters the analysis of the empirical information that is sought through the investigation of a large number of subjects. The Theory of Social Representation and the methodology proposed aimed to understand the construction of lay knowledge developed by the students aiming at a more defined vision about the subject researched and a closer approximation about the reality of the sociological formation that is sought to investigate. The results show that the students understand the importance of Sociology in their formation, although they still face difficulties in interpreting sociological theories by their critical and reflexive nature. The data collected show that students are interested in participating in classes that allow the development of the feeling of belonging to the subject addressed contributing to the elaboration and reflection of sociological concepts.


Palavras-chave


Sociologia. Alunos. Representação social. Dificuldades

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COMO REFERENCIAR ESTE TEXTO

CARVALHO, Marina de; PAZ, Raiana Santos da. As representações sociais sobre as dificuldades de aprendizagem da disciplina de Sociologia no Ensino Médio. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. v.1, n.2, p.88-109, 2017.

Recebido em: 20 de nov. 2017

Avaliador 1: 11 de dez. 2017

Avaliador 2: 12 de dez. 2017

Aceito em: 05 de jan. 2018


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