Editorial

Cristiano das Neves Bodart

Resumo


Os Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (CABECS) lança mais uma edição (v.1, n.2) no intuito de colaborar com a produção científica em torno do ensino de Ciências Sociais no Brasil, materializando-se como um espaço privilegiado que já agrega pesquisadores de todo o país em um esforço de publicizar as pesquisas produzidas e fomentar o debate acadêmico.

A revista apresenta uma linha editorial clara sobre ensino de Ciências Sociais, ressaltando os seguintes temas: história do ensino de Ciências Sociais e de seus cursos; a prática de ensino de Ciências Sociais e a formação de professores de Ciências Sociais; as Ciências Sociais no ambiente escolar; legislação, conteúdos e currículos de Ciências Sociais; recursos e materiais didáticos no ensino de Ciências Sociais (inovações metodológicas) e; estudos comparados em experiências internacionais no campo do ensino de Ciências Sociais.

Na presente edição se encontrar cinco artigos, dois relatos de experiências docente e uma entrevista, além da apresentação onde o leitor é introduzido aos debates que se desenrolam ao longo deste número que envolveu treze (13) autores e vinte sete (27) pareceristas, além da equipe editorial.

A capa, de produção de Rebeca Melo, reflete a multiplicidade de temas e conceitos caros às Ciências Sociais, os quais são exigidos domínio de compreensão por parte dos que executam a importante tarefa de lecionar; o que torna evidente a necessidade de uma formação intelectual sólida. Nesse sentido, do professor de Ciências Sociais se espera domínio teórico do campo, além de conhecimentos e habilidades pedagógicas. Ao tomar seu próprio fazer docente e o ato de educar, em geral, como objetos de pesquisa está a se posicionar em uma condição privilegiada de constante reflexão e aperfeiçoamento de sua prática. Nesse sentido, fomentar a pesquisa em torno do ensino de Ciências Sociais é colaborar para que tenhamos avanços científicos e pedagógicos urgentes, sobretudo em se tratando da Sociologia escolar que retornou recentemente, em 2008, ao currículo nacional de Ensino Médio como componente obrigatório.

Estamos certos de que a Associação Brasileira de Ensino de Sociologia e todos os envolvidos nesta edição realizam uma importante colaboração ao debate acadêmico ao lançar mais esse número.

 

 

Dr. Cristiano das Neves Bodart (Ufal), editor chefe


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais - ABECS

Periodicidade: semestral

ISSN 2594-3707

Idioma: Português

Editor responsável: Cristiano das Neves Bodart

Autor corporativo: Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS)

Endereço: Cpo São Cristóvão, 177, UE São Cristóvão CPII, Sala do Departamento de Sociologia, São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ, CEP 20921-440, Brasil
CNPJ: 19.340.922/0001-76

Site da ABECS: www.abecs.com.br
Facebook da ABECS: https://www.facebook.com/abecsnacional/