Avanços e desafios para o ensino de Sociologia No Brasil - Apresentação do v.01, n.02 de 2017

Marcelo Pinheiro Cigales

Resumo


Nesta segunda edição de 2017, a CABECS reúne pesquisas que têm como foco debater a história da disciplina de sociologia, bem como temas relacionados aos avanços e desafios do ensino de sociologia na educação básica. Cabe destacar que a aprovação da reforma do ensino médio com a Lei 13.415/2017, amplia o debate sobre os desafios contemporâneos da disciplina nesse nível de ensino.

Diante desse desafio é relevante salientar que na última década o ensino das ciências sociais/sociologia ganhou proporções inéditas na história da educação brasileira. Esses avanços ocorreram tanto no campo científico e acadêmico, com a criação de linhas e grupos de pesquisa, mestrados profissionais, quanto no campo da política educacional, com a entrada da sociologia no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) que impactaram a valorização docente e também, de forma ainda pouco estudada, uma certa socialização e rotinização dos conhecimentos sociológicos na escola e em outras instituições em que possam estar circulando tais conhecimentos sociológicos por meio dos livros didáticos.  Continue lendo baixando o arquivo em PDF


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais - ABECS

Periodicidade: semestral

ISSN 2594-3707

Idioma: Português

Editor responsável: Cristiano das Neves Bodart

Autor corporativo: Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS)

Endereço: Cpo São Cristóvão, 177, UE São Cristóvão CPII, Sala do Departamento de Sociologia, São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ, CEP 20921-440, Brasil
CNPJ: 19.340.922/0001-76

Site da ABECS: www.abecs.com.br
Facebook da ABECS: https://www.facebook.com/abecsnacional/