UR-SP/ABECS no Seminário “Democracia e Educação” organizado pelo Comitê de Luta pela Educação Sem Censura

UR-SP/ABECS no Seminário “Democracia e Educação” organizado pelo Comitê de Luta pela Educação Sem Censura

Democracia e Educação

Foi realizado em 17/08/19 na Faculdade de Direito da USP o seminário “Democracia e Educação” organizado pelo Comitê de Luta pela Educação Sem Censura do qual a UR-SP/ABECS faz parte.

Os Professores César Augusto Minto (FE-USP) e Fernando Cássio (UFABC) contribuíram com palestras sobre o tema. O professor César Minto fez uma análise do desmonte das políticas educacionais no estado de São Paulo nas últimas décadas e salienta o crescente processo de desresponsabilização do poder público com relação à educação e descaracterização da função social da escola.

Por sua vez, o professor Fernando Cássio analisou a confluência de dois projetos educacionais no atual governo, o dos ultraconservadores e o dos ultraliberais.  Deles resulta uma agenda educacional de censura aos professores, anti-intelectualismo, obscurantismo, ampliação dos processos de privatização e de controle pedagógico das escolas.

Os participantes discutiram o controle ideológico nas escolas e a crise da autonomia docente. Ressaltaram a urgência de se discutir novos caminhos para o empoderamento dos professores.

A UR-SP/ABECS se fez representar pelas professoras Geovânia Toscano, Josefa Alexandrina e Erika Kulessa, membras da direção nacional da entidade.

 

Registros do evento:

comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu