ABECS marca presença no 2º Seminário de Ciências Sociais da UESB-2019, na Bahia

A ABECS esteve presente no 2º Seminário de Ciências Sociais da UESB em 2019 – na Bahia
Por José Miranda Oliveira Júnior (UESB), Valdívia Araújo (UESB) e Bruno Durães (UFRB)
A Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (UESB), campus Vitória da Conquista/Bahia, entre os dias 24 à 27 de Setembro de 2019, sediou O II Seminário de Ciências Sociais, tendo como tema: “As Ciência Sociais no Brasil Hoje”. O evento, promovido pelo Colegiado de Ciências Sociais junto com o Centro acadêmico de Ciências Sociais, teve como objetivo fomentar o debate que circunda a compreensão da realidade presente, abrindo o diálogo com as demais áreas de conhecimento e a sociedade civil, possibilitando a integração de ideias e conceitos que pulverizam a grande área das Ciências Sociais – Sociologia, Antropologia e Ciências Políticas –, fazendo um elo com um tema sempre contemporâneo a partir de uma análise crítica e apurada.
Esse ano, o seminário trouxe, mais uma vez, o debate sobre a teoria e a prática das Ciências Sociais na atualidade, através de Minicursos, Grupos de Trabalhos, Mesas Redondas, Mostras Fotográficas e Conferências, contando com a presença da ABECSna Conferência de Abertura do Evento e no GT de Ensino de Ciências Sociais, através da participação do prof.º Dr.ºBruno Durães (UFRB, membro da comissão de ética da Abecs Nacional). O supracitado professor fez uma análise crítica sobre o campo de conhecimento em Ciências Sociais no Brasil, através de autores como Guerreiro Ramos, Florestan Fernandes, Gilberto Freyre, dentre outros, bem como apresentou elementos gerais sobre a ABECS Nacional e sobre as mobilizações recentes da ABECS Bahia, em defesa da permanência da Sociologia na Escola e contra uma possível redução de carga curricular na educação básica, após a implementação da nova Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio. O referido professor enfatizou que a Base não elimina a Sociologia e Filosofia e que isso vai ser decisão de política educacional e pedagógica de cada Estado da Federação, e alertou que faremos resistência a redução dessas disciplinas, caso ocorra.
A conferência de abertura também foi composta pela profª Iracema Lima, do sindicato dos professores da UESB, e teve a mediação do professor José Ricardo Santos (Vice-coordenador do Curso de Ciências Sociais/UESB), com o seguinte título: “Os embates vividos pelas Ciências Sociais no Brasil hoje: panorama e perspectivas”.
Cabe destacar que ocorreram duas mesas temáticas. A mesa 01 ocorreu no dia 25/09, intitulada “Diferença e Diversidade no Brasil Contemporâneo: adversidades e perspectivas”, com os seguintes professorxs: Me. Marianne Bulhões (UENF), Dr.ª Núbia Regina Moreira (UESB), Me. Isabella Silva (Colégio Galileu) e Me. José Miranda Júnior (Mediador).
A mesa 02 ocorreu no dia 26/09, sob a titulação “Religião e política: as influências recentes no panorama nacional”. Participaram os professorxs Me. Pedro Azevedo (UENF), Dr.ª Jussara Moreira (UESC), Dr.ª Edvania Gomes da Silva (UESB) e Dr. Paulo Bertoni (UESB), como mediador.
No dia 24, aconteceu o Grupo de Trabalho (GT) intitulado “Ensino de Ciências Sociais”, proposto e coordenado pelos professores Me. José Miranda Oliveira Júnior (UESB) e Me. Valdívia Araújo (UESB). O objetivo deste GT foi discutir o processo de regulamentação da disciplina de Sociologia no Brasil, sua intermitência no Ensino Médio e seus principais objetivos, que vão desde proporcionar ao estudante um olhar mais apurado sobre os acontecimentos da realidade que o circunda, até “traduzir” os conceitos das teorias sociológicas e modos de integração entre teoria e prática. Foram acolhidos trabalhos que objetivaram a ampliação do debate a respeito das perspectivas do Ensino de Sociologia: desafios, interfaces, práticas pedagógicas, metodologias, conteúdos e Base Nacional Comum Curricular. Dessarte, o evento refletiu relatos de experiências de professores, professoras, gestores e graduandos que se propõem pesquisar a Sociologia no âmbito educacional ou que já atuam, lecionando a disciplina em estágios curriculares supervisionados. Uma novidade deste ano foi a possibilidade de coadunar a questão da prática pedagógica de outras áreas (como Educação física e Comunicação Social) aos conceitos sociológicos.
Por fim, aconteceu a conferência de encerramento, no dia 27/09, intitulada “As mudanças no mundo do trabalho”, proferida pelosProfessorxs Dr.º Cristiano Ferraz (UESB), Dr.º Ruy Medeiros (UESB) e Dr.ª Marcela Pessôa (UESB), como mediadora.
Registros: