UR Minas Gerais articula a inclusão de Projeto de Vida nos currículos das licenciaturas em Ciências Sociais

UR Minas Gerais articula a inclusão de Projeto de Vida nos currículos das licenciaturas em Ciências Sociais

No dia 20 de agosto de 2021, a Unidade Regional Minas Gerais da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS) deu mais um passo importante na defesa da qualificação profissional em Projeto de Vida nas licenciaturas em Ciências Sociais nas Instituições de Educação Superior (IES) mineiras.

Na última sexta-feira, a coordenação regional da ABECS promoveu uma primeira reunião com membros de Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) e coordenadores de cursos, cuja a pauta visou a inclusão de conteúdos e disciplinas relacionadas ao Projeto de Vida e aos projetos integradores na formação inicial docente em Ciências Sociais. Antes disso, ao longo de 2020 e o primeiro semestre de 2021, a UR Minas Gerais realizou encontros abertos com filiados, professoras/es da Educação Básica, licenciandas/os, lives e discussões na coordenação amadurecendo a demanda.

A reunião com membros de NDE e coordenadores de curso contou com as presenças de todas as IES que têm cursos de Ciências Sociais na modalidade licenciatura, a saber: Pontifícia Universidade Católica (PUC-Minas), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Para introduzir o debate, o professor Elias Evangelista Gomes (UNIFAL-MG), fez uma breve exposição sobre as temáticas e os conceitos das Ciências Sociais presentes no Projeto de Vida, especialmente, identidade, trabalho e cidadania, bem como os argumentos que legitimam a demanda por designação de professores de Sociologia para atuação no novo componente curricular.

A professora Rogéria Martins (UFJF) também situou politicamente o debate sobre o Projeto de Vida e a relevância de sua inclusão para os cursos de Ciências Sociais, destacando a importância da ABECS e das licenciaturas não perderem o “bonde da história”. Segundo ela, o Projeto de Vida pode suscitar uma interpretação crítica, analisando não apenas as agências, mas também as estruturas econômicas, culturais e sociais que cercam cada trajetória ou o conjunto de trajetórias.

Os representantes de todas as IES descreveram as discussões sobre os atuais e novos currículos das licenciaturas em Ciências Sociais em suas respectivas IES. A professora Graziele Schweig relatou que o curso da UFMG está em uma fase adiantada da reestruturação do PPC e que será incluída uma disciplina que abordará o Projeto de Vida e os Projetos Integradores.

O professor Elias exemplificou as estratégias promovidas pelo NDE da UNIFAL-MG para a criação de disciplinas obrigatórias, readequação de disciplinas já existentes e a designação de estágio supervisionado específico para coparticipação e regência em Projeto de Vida, bem como introdução de conteúdos relacionados ao itinerário formativo e Projetos Integradores de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Em síntese, nessa reunião histórica no estado de Minas Gerais, os docentes presentes  foram unânimes no apoio à iniciativa da UR. Como encaminhamentos, a equipe reunida decidiu criar um grupo de WhatsApp com os membros dos NDE e das coordenações de curso, para que possam fortalecer a comunicação e possibilitar novos encontros. Também será criado um repositório online visando o acompanhamento dos currículos da graduação e o compartilhamento de ementas, bibliografias e documentos que possam inspirar os debates de cada curso e a articulação em Minas Gerais.


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